Você sabe como pedir um café na Itália?

Entenda os diferentes tipos e saiba como pedir
seu café como um legítimo italiano

Confesso que nunca fui muito fã de café até 2009, quando fiz minha primeira visita a Roma. Eu já sabia que na Itália o café era tão importante quanto o vinho, então resolvi provar o que seria um verdadeiro café italiano.

É incrível como essa experiência mudou minha perspectiva, foi bem diferente dos cafés que eu tinha provado antes e que nunca tinham me conquistado. Hoje eu curto muito provar as diferentes variedades de café e a Itália é um paraíso para isso.

Bom, mas a essa altura você deve estar pensando que não há dificuldades em pedir um café na Itália. Isso é verdade! Mesmo não sabendo falar italiano, não há dificuldades de entrar num bar (o bar italiano é uma cafeteria) e pedir: “Un caffè, per favore!”

Se você pedir um latte terá um copo com leite. Cappuccino é servido pela manhã para os moradores locais e durante o dia inteiro para os turistas. Os italianos gostam dele morno. Caso queira quente peça “molto caldo” ou “piú caldo, per favore”. Eles também costumam tomar o café gelado no verão, chamado de “caffè freddo”.

Esse é o básico… Agora, se você quer dar um passo além, desfrutar da grande variedade de tipos e pedir um café como um italiano, você vai precisar entender um pouco mais do que isso.

Então vamos a um guia essencial dos cafés italianos mais comuns:

Caffè ou Espresso

Se você entrar numa cafeteria dizendo “Un caffè, per favore” você vai receber o expresso tradicional. Você também pode pedir “Un espresso, per favore” e será atendido da mesma forma. O Espresso é a base para quase todos os tipos de cafés italianos.

Caffè Ristretto

Normalmente servido na mesma xicará que o Espresso. A diferença é que ele é feito com menos água o dá um sabor bem mais intenso e concentrado.

Caffè Lungo

Assim como o Ristretto, o Lungo é uma variação do Espresso. É a mesma quantidade de café do Espresso, porém com o dobro de quantidade de agua para um sabor mais suave.

Caffè al Vetro

O Caffè al Vetro é feito exatamente como o Caffè Espresso, porém servido em um copo de vidro. Em teoria o vidro pode influenciar de uma forma diferente no sabor do café. Os amantes de café juram que o vidro mantém mais espuma no topo, o que traz mais aroma e sabor ao café.

Caffè Macchiato

O Caffè Macchiato é o espresso com apenas uma pequena quantidade de leite quente, apenas para “manchar” o café (Caffè Macchiato Caldo). Também há uma variedade do Macchiato que é servido com leite frio (Caffè Macchiato Freddo), muitas vezes servido com o leite separado.


Intermezzo
Un Caffè Italiano: How to Make Italian Coffee with a Moka

Esse curto filme mostra como fazer um verdadeiro café italiano em casa usando uma cafeteira italiana conhecida como Moka.


Caffé Marocchino ou Espressino

Para aqueles que gostam de um café mais doce, esse é um verdadeiro paraíso. O Marocchino é uma dose de Espresso, normalmente servido no copo de vidro, com leite quente e pó de cacau.

Cappuccino

O Cappuccino é feito com uma dose de Espresso e com uma grande dose de espuma de leite. Na Itália se bebe no café da manhã, portanto evite pedir na parte da tarde, você vai declarar seu status de turista. Fazendo um paralelo com o Brasil, seria algo como se você pedisse um café com leite logo depois de almoço.

Latte Macchiato

Também conhecido como Caffè Latte é o oposto do Caffè Macchiato. É um copo de leite com uma “mancha” de café, normalmente servido em copo de vidro.

Caffè Corretto

É o Espresso servido com uma dose de bebida alcoólica, normalmente Grappa, Cognac ou Sambuca. Os Italianos bebem Grappa para ajudar a digestão após o almoço.

Caffè Shakerato

O Caffè Shakerato é o café Espresso gelado, misturado com açúcar e gelo. É bem batido e normalmente servido num copo de Martini.

Caffè Mocha ou Mochaccino

Uma dose de Espresso para 3 doses de leite quente e é adicionado chocolate, normalmente em calda. Também é comum utilizar canela e pó de cacau.

E você? Conhece algum outro café típico italiano? Me diga aqui embaixo nos comentários.

Um abraço e boa viagem!

Daniel Ribeiro
GoEuropa.com.br


EBOOK GRATUITO

EUROTRIP — 6 Passos Definitivos para Planejar a Viagem dos seus Sonhos

Receba Gratuitamente o eBook e descubra os 6 passos definitivos para planejar a viagem dos seu sonhos.

Clique Aqui e Garanta o seu!


Gostou deste artigo? Clique em Recommend para fazer com que ele chegue a mais pessoas! Para receber as publicações em primeira mão, basta clicar em Follow, aqui embaixo, ao lado do logotipo da publicação.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.