Criando novas conexões: Entrevista Surfmappers

Onda Verde
Go! Marketing Esportivo
4 min readDec 1, 2016

Surfistas gostam de rever suas ondas. Surfistas gostam de mostrar suas manobras. Surfistas amam ter registrado o momento único, afinal nenhuma onda é igual a outra e ter sua onda fotografada é poder guardar um momento especial.

As fotografias de surf são encantadoras, exploram toda relação do homem em sinergia com a natureza, evidenciam a força das ondas, a beleza dos mares e a essência do esporte.

Mas comprar um foto de surf não era tarefa fácil. Identificar o fotógrafo na areia, escolher as fotos, voltar para casa, encontrar o fotógrafo na internet, negociar novamente as fotos… ufa! Até ai muita informação ficava pelo caminho.

Ficava. Até surgir o Surfmappers!

O Surfmappers é o novo espaço para transação entre fotógrafos e surfistas, abrindo novas portas para fomentar o mercado de fotografia no surf. A mecânica é simples: O fotógrafo se cadastra na plataforma e vai criando álbuns com os cliques que for fazendo, marcando sempre a praia e data das fotos.

Assim, basta o surfista entrar no site e procurar por um álbum do dia e local em que estava pegando onda!

Com um modelo inovador, o Surfmappers abre portas para que o esporte e a fotografia de surf cresçam de maneira conjunta. Sustentabilidade econômica e social pura.

Entrevistamos Victor Hugo, idealizador do negócio para entender um pouco mais da organização e quais os próximos passos previstos. Confira:

  1. A plataforma Surfmappers é bem inovadora para o a fotografia e, especialmente, para o surf aqui no Brasil. Como surgiu a ideia desse negócio?

Eu senti na pele a necessidade da plataforma pois várias vezes estava surfando em diferentes lugares e via fotógrafos fazendo fotos dos surfistas, sabia que tinham fotos minhas e mesmo assim não conseguia comprar. Ou por não conseguir entrar em contato com o fotógrafo ou por ter de combinar um encontro para que eu pudesse escolher as fotos e comprar.

Depois de tanto não conseguir comprar minhas fotos, resolvi criar uma plataforma para possibilitar os fotógrafos a colocarem seus cliques disponíveis para que surfistas, como eu, pudessem comprar online.

Teria que ser uma plataforma que, principalmente, protegesse o trabalho dos fotógrafos enquanto possibilitasse a venda online direta, sem precisar entrar em contato com os fotógrafos, pois eles passam o dia na praia e tem pouco tempo no computador para auxiliar no processo de venda.

2. Vivemos em tempos onde a fotografia é muito presente no meio digital. Qual a importância das redes sociais para divulgação do negócio?

Atualmente toda a divulgação é realizada apenas nas redes sociais.

Estamos trabalhando muito forte no Facebook e Instagram, e temos tido resultados fantásticos! Através das redes sociais conseguimos movimentar os surfistas, o que aumenta as chances de que aqueles que tiveram uma onda fotografada saibam que tinha um fotógrafo no dia e local que ele estava surfando, e então ele acaba acessando a plataforma para buscar sua foto.

3. E como está sendo a reação de surfistas e fotógrafos que descobrem o Surfmappers? Já existem fotógrafos profissionais utilizando o site?

A reação está excelente tanto dos surfistas quantos dos fotógrafos. O crescimento é constante de fotógrafos e também de surfistas acessando a plataforma.

E sim, existem fotógrafos profissionais no Brasil inteiro utilizando! Já são mais de 500 fotógrafos.

4. Em termos de benefícios para a comunidade, como você acredita que a plataforma pode contribuir para o desenvolvimento do surf no país? E da fotografia?

Com certeza contribui. O mercado de fotografia surfe é muito novo e muito difícil. É comum pessoas não valorizarem o trabalho do fotógrafo e não gostarem da ideia de pagar pelas fotos, e o Surfmappers tem fomentado muito o mercado e criado novas possibilidades para fotógrafos.

Com o trabalho que fazemos a comunidade tem tido mais consciência que este é um trabalho sério e que requer muito investimento tanto em equipamento como também em aprendizado e tempo para bater as fotos, e uma consequência direta do uso da plataforma por fotógrafos é o aumento das vendas e aumento da visibilidade deste tipo de trabalho.

5. Por fim, você acredita que poderia haver interesse de marcas inseridas no setor do surf em apoiar o crescimento de um negócio como Surfmappers? Se sim, como você imagina uma parceria no setor.

Sim, com certeza! O Surfmappers é uma plataforma para fotógrafos e surfistas. Toda a comunidade de surf está cadastrada e utilizando a plataforma no dia a dia e marcas podem tanto ter uma grande visibilidade dentro da plataforma como também utilizar a plataforma para movimentar os seus atletas e produtos.

Cada onda fotografada representa um momento eternizado e as histórias relacionadas a estes momentos são muitas. São histórias que inspiram superação, qualidade de vida e lifestyle.

O formato da parceria vai depender muito da empresa parceira e das atividades que ela desenvolve. Se for uma empresa que patrocina atletas, seria possível a empresa fomentar dentro da sua rede de fotógrafos o uso da plataforma para realizar a compra do material publicitário dos seus atletas, o que facilitaria todas as transações. Esse modelo iria estimular diversos fotógrafos que atuam na região que os atletas treinam a fazer material de profissionais e vender para a empresa patrocinadora.

Neste tipo de parceria poderíamos desenvolver dentro da plataforma Surfmappers funcionalidades específicas para realizar vendas de fotos para uso comercial. Isso demandaria da plataforma cuidar de geração de contratos de uso comercial e dar suporte judicial para os fotógrafos nessas transações.

Outras formas de parcerias são possíveis também, vai depender muito do serviço prestado pela empresa parceira e qual seria a melhor maneira de trabalhar junto do Surfmappers para trazer mais surfe para a vida das pessoas.

Confira o Surfmappers: http://www.surfmappers.com/

Navegue pelos álbuns da Onda Verde na plataforma: http://www.surfmappers.com/ondaverde

--

--