Design Sprint (Resumo)

José Orlando Sousa
GoBee
Published in
3 min readFeb 7, 2017

O Design Sprint é um processo de 5 dias, desenvolvido pela Google Ventures. Busca validar uma idéia com os usuários em 40 horas.

Dia 1 — Compreender

Exploração do assunto. O time vai compartilhar tudo o que sabe sobre o assunto (problemas, ideias). Cada membro tem uma visão sobre o assunto de acordo com sua expertise.

As discussões estruturadas do primeiro dia criam um caminho para a semana de sprint. O resultado será a estratégia adotada.

Para facilitar esse processo de “unpack”, você pode propor atividades mais específicas para o grupo (expressar a voz do consumidor, desconstruir o produto atual, definir as métricas de sucesso, etc.).

Dia 2 — Divergir

Gerar soluções. O dia começa com uma revisão das idéias existentes. Cada membro do time vai rabiscar suas ideias, colocando suas soluções no papel.

  • Depois que todos rabiscarem, o time analisa e discute todas as soluções, avaliando o que pode ou não funcionar.
  • Ao final é feito uma votação das melhores soluções.

A fase divergente é o momento sensacional em que tudo é possível. Os participantes devem explorar todas as soluções possíveis para o problema de seus usuários, deixando de lado o pensamento crítico e gerando uma grande quantidade de idéias para classificar mais tarde.

Dia 3 — Decidir

Escolher “a” solução. As soluções geradas pelo grupo são filtradas e lapidadas, definindo uma única solução a ser prototipada. Com a solução decidida é definido um storyboard com um plano passo a passo para o protótipo.

Dia 4 — Prototipar

Produtividade. O time concentra-se em gerar um protótipo mais próximo do real, seguindo o storyboard já definido. Outra parte do time prepara os testes do próximo dia.

Dia 5 — Validar

Validar a solução. O produto/protótipo é apresentado individualmente para os potenciais usuários, onde interagem com o protótipo e acabam gerando feedbacks reais sobre a sua experiência de utilização. Ao fim do dia o time se reúne para discutir sobre os feedbacks e validar se a solução é viável ou não.

Ao fim do Design Sprint, mesmo que a ideia não vá para frente, o tempo e esforço desprendido é mínimo comparado com meses para desenvolver um MVP. Em 5 dias é possível validar se a solução é viável ou ainda gerar novos insights.

--

--