Por que resolvi criar um blog? (ou um Medium)

Leonardo Limberger
goblingeek
Published in
2 min readFeb 28, 2020

O que eu busco não é ser um crítico de jogos de tabuleiro ou uma referência nos reviews, eu quero simplesmente difundir o hobby e trazer um pouco da experiência e sensação que os jogos passam (…)

Há cerca de um ano eu joguei Scarabya, foi um dos primeiros jogos que eu parei para analisar de forma mais aprofundada e me permitiu uma opinião sobre ele além do simples “gostei” ou “não gostei”. Quando concluí minha breve análise senti vontade de compartilhar com meus amigos, e, após discutir com eles sobre o jogo, senti necessidade de compartilhar com mais gente ainda. Assim surgiu o Instagram do Goblin Geek, com a proposta de reviews rápidos e curtas análises sobre board games.

Scarabya (Bruno Cathala e Ludovic Maublanc). Primeiro post do Goblin Geek

Com o tempo a página foi recebendo a contribuição de amigos que faziam (e ainda fazem) parte do meu grupo de jogos e então resolvi padronizar os posts, criando uma espécie de “fórmula” dos posts. Isso tornou as publicações muito fechadas, eficazes em falar sobre o jogo e suas mecânicas, mas pobre em opiniões e pessoalidade.
Acho que este formato permite que os seguidores tenham uma noção geral sobre o jogo, mas sentia falta de dar a minha opinião.

Foi lendo os textos do Luís Paulo Porto (LPP), do Red Meeple, que me surgiu novamente aquela vontade de falar sobre o sentimento que os jogos trazem, escrever sobre experiências além das mecânicas.
Sim, o Red Meeple é uma grande inspiração, e de forma alguma quero copiar o trabalho dele, se meus textos forem metade do que LPP faz, já ficarei extremamente realizado.

Vontade de escrever, plataforma online para publicar, inspiração… tudo certo, mas aí começaram a surgir as incertezas.
Um texto falando brevemente sobre aquele jogo que eu estava curioso pra conhecer? Beleza, vamos dar uma olhada.
Mas um texto com opinião furada de um cara que jogou meia dúzia de jogos? Por que alguém iria ler? Que autoridade eu tenho para escrever sobre isso?

Para todas essas perguntas… não sei a resposta. Mas depois de relutantes dias, abri o Medium e comecei a escrever. Se eu conseguir mostrar um jogo que me trouxe uma experiência legal na mesa, para uma pessoa, perfeito.
O que eu busco não é ser um crítico de jogos de tabuleiro ou uma referência nos reviews, eu quero simplesmente difundir o hobby e trazer um pouco da experiência e sensação que os jogos passam, e por tabela criar aquela faísca de curiosidade que te estimula a buscar saber mais e querer jogar mais!

--

--