A suprema corte da sua mente

Fernando Werner
goffwd
Published in
1 min readNov 5, 2021

Isso pode ser rapidamente ensinado em poucas palavras: a virtude é o único bem; não há bem sem virtude; e a virtude reside em nossa parte mais nobre, que é a parte racional. E o que pode ser essa virtude? O julgamento verdadeiro e constante. Pois disso surgirá todo impulso mental, e por meio dele toda aparência que estimula nossos impulsos se tornará clara. Seneca, moral letters, 71.32

Pense em alguém que você conhece que tem caráter admirável. Por que são tão confiáveis? Por que têm uma reputação brilhante?

Você pode ver um padrão: consistência. Elas são honestas não apenas quando é conveniente. Não estão lá apenas para você quando é importante. As qualidades que as tornam admiráveis aparecem em cada ação (“surgem com cada impulso mental”).

Por que reverenciamos pessoas que admiramos? Não é porque foram bravas uma vez, ou corajosas uma vez, ou duras uma vez. É porque essas qualidades estão presentes em cada uma das suas histórias.

Você se torna a soma de suas ações e, à medida que o faz, o que flui disso — seus impulsos — refletem as ações que você tomou. Escolha sabiamente.

--

--