Despertando a grandeza naqueles que nos cercam.
Quando entendemos que as pessoas ao nosso redor são boas e querem fazer a diferença, aprendemos que o que antecede uma grande inovação é um conjunto de práticas, valores e virtudes que precisam ser buscados continuamente.
Colocando as pessoas no centro dos negócios e conectando desejos e ambições a oportunidades, entramos num novo jogo de engajamento e sucesso.
Compartilho aqui algumas atitudes que considero fundamentais para o sucesso duradouro de uma corporação.
Pessoas e Virtudes
No nível de pessoas, desde o momento inicial, buscamos por pessoas virtuosas, que tenham em si essencialmente a virtude da humildade, ou seja, a visão clara de si e a disponibilidade continua de melhorar e participar. As virtudes são qualidades da inteligência, da vontade e do coração. Elas dão força ao caráter e estabilidade a personalidade, sendo adquiridas mediante a repetição de atos.
Ainda nesse aspecto, treinamos continuamente outras virtudes entre nosso time, como: o autodomínio (autocontrole), a fortaleza (disciplina e ordem), justiça (agir de forma correta) e magnanimidade (pensamento grande). Para quem tiver interesse no assunto, sugiro o livro do Alexandre Havard, Virtudes e Lideranças.
Estratégia e visão
Orientação e clareza são fundamentais para conectar pessoas com a empresa, afinal, sem um horizonte claro, não há uma perspectiva de chegada e consequentemente ocorre frustração.
Objetivos e desejos precisam ser claros, precisam ser ambiciosos, para deixar todos louco para alcançar o sucesso.
Planejamento e gestão estratégica a partir de OKR’s (objectives and key results) que permitem mais autonomia e horizontalidade na tomada de decisões entre lideranças e colaboradores funcionam muito bem. Promovem engajamento, união e clareza.
Sempre colocar as pessoas no centro, dar autonomia, flexibilidade, estimular que ajam e errem rápido, implantando novidades com velocidade e mensurando os resultados.
Feedbacks, 1:1’s e Talks
Relacionamento estimula empatia entre as pessoas, gera maior conexão e estimula o crescimento. Usar feedbacks contínuos é uma grande ferramenta para isso.
1:1’s são conversas entre líderes e liderados, que visam uma aproximação e evolução.
E talks, são conversas abertas para todos na empresa, que devem ocorrer com uma cadencia curta, e serve para alinhar objetivos, tirar dúvidas e ouvir opiniões.
Formação de líderes
Liderar é um estilo de vida e numa empresa ser líder não necessariamente é ter uma série de pessoas abaixo. É ter um sonho e ter a disposição de realiza-lo, movendo barreiras e conectando pessoas para o sucesso do projeto.
Valorizo o mindset de liderança e estimulo o desenvolvimento continuo das nossas equipes.
Estas são só algumas filosofias e práticas que aprendemos na jornada e incorporadas na nossa gestão. Entendemos que a empresa é viva e que nós, indivíduos, somos parte desse corpo, nosso funcionamento é sincronizado, mas temos autonomia para crescer e criar. No futuro certamente seremos algo diferente do que somos hoje. Sem dúvida, melhores e evoluídos.
Essa é uma caminhada para a vida, uma verdadeira maratona e aqui no Brasil algumas organizações são grandes parceiras de empreendedores, como a Endeavor e o Sebrae. Vale a pena conferir os sites e redes sociais, sempre com dicas e cursos legais, como este de excelência de gestão para quem já tem um negócio ou o empretec para quem quer se desafiar e evoluir.
“A maneira mais elevada de servir é despertar a grandeza naqueles que nos cercam. Serve a seus liderados ao ensiná-los, corrigi-los, desafiá-los. Amar uma pessoa é sobretudo ajudá-la a crescer! Perfeição e excelência são sinônimos de grandeza”. — Alexandre Havard