Esse texto contém um dia de atraso, uma mudança e assuntos quentes que você precisa estar por dentro.

FFWD
goffwd
Published in
4 min readSep 20, 2021

💥O boom dos NFTs

Se você está ligado neste universo chamado internet, já deve ter ouvido falar dos NFTs. O termo foi citado em jornais e stories, em linkedin e twitter, mas o que significa a sigla mais comentada do momento? Traduzindo, NFT se refere a tolken não fungível. Diferente das criptomoedas e outros tolkens, os NFTs não são intercambiáveis, são basicamente títulos de propriedade digitais. Inicialmente, eles se destacavam no comércio de obras de artes e design, porém eles já se popularizaram nos mais diversos setores culturais.

No início deste ano, o CEO do Twitter vendeu seu primeiro tweet por quase 3 milhões de dólares. Sina Estavi, CEO da Bridge Oracle, comprou acreditando que o item vai valorizar ainda mais com o tempo. No ramo da música, a banda Kings of Leon foi a primeira a vender um álbum em NFT, lucrando mais de 10 milhões de reais. Já no mundo da moda, diversas marcas, como a Gucci e Louis Vuitton, já estão apostando na moda digital e vendendo peças NFTs para avatares com valores que chegam até 60 mil dólares. Enquanto isso, a marca Karl Lagerfeld lançou avatares NFTs para comemorar o seu aniversário, os itens custam 77 dólares e são inspirados na imagem do estilista. Em Hollywood, os NFTs estão criando cada vez mais oportunidades de negócios. E, finalmente, em terras brasileiras, o SBT está comercializando NFTs de imagens do apresentador Silvio Santos, os valores ficaram por volta dos 40 reais.

De fato, os NFTs tem um futuro promissor, bem como um grande potencial de adaptação, vale a pena ficar de olho no que está por vir. É difícil de entender de primeira, mas esse movimento diz muito sobre novos modelos de negócio e de negócio digital.

🗄️LGPD e a relação de confiança com seus clientes

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ou LGPD entrou em vigor recentemente e é fundamental se adequar à ela, não apenas para evitar multas e penalidades, mas também para melhorar sua relação com os clientes. Muitas marcas estão correndo atrás das adaptações necessárias, como comprova o estudo da Logicalis, onde a segurança da informação e a LGPD aparecem como prioridades, isto é, 53% e 51% dos entrevistados responderam que este é seu foco nos próximos 12 meses, respectivamente.

Mas o questionamento que fica é: como manter a privacidade dos seus clientes e ainda ter acesso a dados para melhorar produtos e serviços? De acordo com a Mckinsey, a maioria dos clientes consideraria compartilhar seus dados se recebessem algo em troca. Mas o que? Bom, existem várias opções, desde melhorias na experiência e personalizações até descontos e promoções exclusivas. Fazer seu cliente se sentir especial faz toda a diferença para que ele esteja confortável para compartilhar informações com você. E, com esses dados, você pode customizar ainda mais as suas interações. É um ciclo de sucesso!

Quer saber mais sobre como adequar sua empresa a nova legislação? O governo do Paraná desenvolveu um curso gratuito com carga horária de 48h para te ajudar nessa, ele fica disponível até 15 de dezembro, corre lá.

💻Momento LinkedIn

Você já imaginou trabalhar em um metaverso? Para Mark Zuckerberg, esse é o futuro da internet. O Facebook já está utilizando o Horizon Workrooms, um app gratuito que funciona nos fones de ouvido de realidade virtual Oculus Quest 2. De acordo com o CEO da rede social, essa é uma excelente alternativa para aproximar os funcionários, agora distantes fisicamente, eles podem frequentar reuniões, ir a entrevistas e interagir com os colegas como se estivessem no escritório. Empresas como a Ralph Lauren e a Visa também visualizaram o potencial do negócio e estão se envolvendo nele. Quem sabe, em pouco tempo, essa seja uma opção para conectar ainda mais a sua empresa, não perca essa oportunidade de vista.

👀 E por falar em Linkedin quem quiser espiar o que os heads da FFWD tem falado nessa rede:

O Gabriel Lacombe, nosso head de Inovação, falou sobre design colaborativo, UX e algumas dificuldades que vivemos com o trabalho remoto.

🍿Pega a pipoca!

Falando em uso de dados, vocês já assistiram Clickbait? A nova série da Netflix tem um plot bem conectado ao mundo digital: um vídeo de um homem segurando um cartaz escrito “se esse vídeo atingir 5 milhões de views, eu morro” viraliza na internet e a polícia busca resolver o caso. Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com proteção de dados e afins? Então, se joga na série para descobrir, pois qualquer outra informação já seria um spoiler.

💡Se liga na ideia!

O Discord fez um curta-metragem de fantasia inspirado na experiência dos usuários no aplicativo. O filme mistura gêneros e técnicas como aventura e comédia; live-action, animação e puppets. O resultado ficou super divertido e serve de inspiração para outras marcas. Que tal criar um filme que seja a cara da sua empresa, ultrapassando a propaganda e criando um produto de entretenimento? Melhor ainda se for construído junto com os seus clientes!

Após terminar a leitura desta newsletter, você deve estar imaginando o futuro do mundo virtual. Nós também estamos. O que podemos dizer, é que com o potencial do metaverso corporativo, é muito provável que ele se estenda ao lazer e a todos os outros setores da vida social. Ademais, já percebemos que várias marcas estão lucrando bastante vendendo NFTs de avatares e, até mesmo, de roupas digitais. Sendo assim, é muito possível que o filme do Discord se torne cada vez mais real. Com isso em mente, é muito importante que leis como a LGPD sejam aplicadas de forma eficiente e responsável, garantindo o máximo de segurança neste novo universo. Conta pra gente, o mercado digital é ou não é promissor?

--

--

FFWD
goffwd
Editor for

Você pode pensar que somos uma agência de marketing digital. Mas nós somos mais do que isso.