FFWD
goffwd
Published in
5 min readOct 8, 2021

--

O seu público em potencial já nasceu faz tempo e você nem sabia

Economia prateada: vem ver o potencial da melhor idade! 💥

Os consumidores 60+ estão ganhando cada vez mais destaque, segundo o World Lab, este é o grupo de clientes que mais vai crescer até 2030. Além disso, pesquisas comprovam que essa é a faixa etária com maior renda concentrada e mais tempo livre, ou seja, um mar de oportunidades. Mas muitos seguem tratando os 60+ como um público homogêneo e aí está um grande erro, pois as dores e interesses dos consumidores de 60 anos são bastante diferentes do público de 90.

Independente da área do seu negócio vale a pena investir no público da melhor idade. Por exemplo, dentre as marcas de moda há uma lacuna muito grande, pois mais da metade do público mais velho não se sente contemplado pelos produtos disponíveis no mercado de vestuário atualmente. A tecnologia é outro setor que muitas vezes esquece da melhor idade, acreditando que eles não são adeptos da internet e do meio digital. O que não poderia ser mais falso. Enquanto um estudo da FGV aponta que 70% das empresas pensam que os idosos não acompanham a tecnologia, mais de 90% dos 60+ tem smartphone e redes sociais. Tá na hora da gente abandonar os estereótipos e abrir os olhos para o potencial deste mercado, né?

Já que as grandes empresas não estão prestando atenção nesta oportunidade, pequenas startups vêm conquistando o mercado. E, o destaque fica para aquelas focadas em cuidado (40%) e gestão do cuidado (25%). Outro nicho popular entre a terceira idade é o de estilo de vida e saúde mental, uma tendência que está forte em todas as fases da vida.

Quer saber mais sobre? Vem ver o primeiro estudo brasileiro focado neste assunto, é Tsunami 60+.

Trend Alert: Mindcraft 🧬

Como você está hoje? Certamente, você já deve ter ouvido esta pergunta muitas vezes e, na maioria delas, deve ter respondido “bem, e você?”, mas será que você estava mesmo bem? De acordo com pesquisas, é muito provável que não. Isto é, durante a pandemia os índices de depressão triplicaram e cerca de um terço dos trabalhadores teve um burnout. Essa triste realidade deu origem a uma nova tendência, o Mindcraf. Antes do surgimento do Covid-19, a pauta da saúde mental já estava ganhando espaço, porém com o isolamento ela deslanchou de vez, sobretudo em alguns grupos específicos. As despesas dos planos de saúde com terapia cresceu 329% entre executivos, por exemplo.

Mas você deve estar se questionando, como essa tendência pode ser útil dentro das empresas? Devemos criar formas de auxiliar na saúde mental dos funcionários? Bom, isso com certeza é importante, porém o Mindcraft vai muito além e pode ser explorado de várias formas. Separamos alguns exemplos: a Lego criou um quiz para combater o cyberbullying, trata-se de uma sequência de vídeos seguidos de perguntas que te ensinam a lidar com situações de bullying. Já o Tiktok desenvolveu um hub focado em conteúdos de bem-estar. A página possui as categorias: alimentação e nutrição, fitness, conselhos e mindfulness e é composta por vídeos de influencers, bem como profissionais das respectivas áreas. O IT’SOK é um app desenvolvido por escolas da África do Sul, ele foca em cuidar do bem estar dos estudantes, através de um monitoramento contínuo e de relatórios enviados às instituições de ensino. Finalmente, o Departamento de Instituições de Finanças de Washington produziu uma série de workshops para ajudar as pessoas a serem mais resilientes com suas finanças. Enquanto isso, aqui no Brasil a Medley criou o Conta Mana, uma página focada no bem-estar e na saúde mental de mulheres. Viu como o Mindcraft pode ser aplicado nas mais diversas áreas?

Ainda não sabe por onde começar? A Mckinsey fez algumas previsões para o futuro do bem-estar, vale conferir o vídeo e tirar alguns insights. Além disso, busque entender as dores do seu cliente, o que mais afeta a saúde mental dele? Foque em pequenas soluções para deixar o dia a dia dele mais leve.

💻Momento LinkedIn

Você costuma contratar pessoas com mais de 40 anos? A contratação de profissionais entre 40 e 50 anos cresceu 217% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Muitas empresas estão buscando mais diversidade entre seus funcionários e apostar em idades variadas é uma ótima opção. De acordo com a pesquisadora Bernadete Cordeiro, “as empresas precisam parar de ter medo de contratar pessoas experientes. A própria ciência atesta que o ambiente de trabalho rico e diverso é importante para o crescimento. Mantê-los empregados não é só uma questão social, mas de desenvolvimento econômico”. Com isso em mente, startups de recrutamento focadas em pessoas de mais idade, vem se destacando, como a RH40+ que busca conscientizar empresas e auxiliar os profissionais maduros. Vale a pena dar uma oportunidade para essa galera!

👀 E por falar em Linkedin quem quiser acompanhar nossa page é só clicar aqui

🍿Pega a pipoca!

Entrando na onda de saúde mental e bem-estar, temos uma dica de série: Nove Desconhecidos reúne um grupo de pessoas de diferentes idades e backgrounds em um retiro que promete trazer transformação às suas vidas. Porém, um tratamento extremo, mistérios e muita instabilidade dão um tom de suspense à produção que tem no elenco Nicole Kidman e outros nomes conhecidos. Vale a pena assistir e refletir sobre o assunto.

Prefere assistir algo mais leve? Pois então, temos a dica ideal para você pensar sobre a inclusão da terceira idade no mercado de trabalho e se divertir muito. Um Senhor Estagiário é uma comédia que conta a história de um homem que decide voltar ao mundo empresarial como estagiário em um site de moda. Assista e quebre seus preconceitos.

💡Se liga na ideia!

O Nivea creme comemorou seu 110º aniversário no Dia do Idoso e para celebrar convidou algumas influencers da terceira idade para contar um pouco sobre suas experiências com o produto. Nos vídeos, as influencers chamam a atenção para o autocuidado proporcionado pela marca e pelo carinho que eles têm com o público mais maduro, inclusive citando projetos sociais da Nivea em asilos. Na ocasião, também foi usada a #NIVEACuida, ressaltando a importância do cuidado no dia a dia da melhor idade. Vale a pena investir nas influencers 60+, pois além de trazer representatividade para os mais velhos, elas também são populares entre os jovens.

Já tinha parado para refletir sobre o potencial do mercado da terceira idade? E sobre o boom do autocuidado? Podemos dizer que essas tendências já estavam aí antes da pandemia, mas com a quarentena elas deslancharam de vez. As pessoas estão consumindo cada dia mais produtos e serviços focados em bem-estar, sobretudo os idosos (ou jovens mais experientes). Esses consumidores merecem a sua atenção, então bora pensar em propostas legais para essa galera?

Até a próxima!

--

--

FFWD
goffwd
Editor for

Você pode pensar que somos uma agência de marketing digital. Mas nós somos mais do que isso.