O valor da comunicação verdadeira em tempos de crise

Fernando Werner
goffwd
Published in
2 min readApr 2, 2020

Tempos difíceis estão por vir. Mais do que nunca, todos precisam se adaptar às mudanças causadas pelo misto de pandemia e isolamento.

Tratando-se das marcas, o cenário não é diferente. Marcas são organismos vivos e, agora, se encontram na mesma situação que nós, pessoas: vulneráveis, incertas e, em sua maioria, dentro de casa. E assim como todas as pessoas, é a hora de buscar conexões verdadeiras, pois são elas que nos dão forças para sobreviver e prosperar em tempos de crise.

Como um ser vivo, as marcas sentem o peso das mudanças repentinas: temem, se encolhem, algumas fogem e outras se preparam, encaram e vencem. A postura verdadeira, a integridade e o foco nas pessoas deve prevalecer. As pessoas não vão mais consumir por impulso, mas por conectividade. A era do consumo imediato está em xeque.

Quando falamos de comunicação, podemos dividir em duas grandes fractais, afinal seria impossível simplificar objetivos de uma maneira tão simplista. Na FFWD separamos estas estruturas ao que chamamos de AWARENESS x SHOP. Ao menos, estes são os termos que traduzem ATENÇÃO x VENDA, ALCANCE x CONVERSÃO. São estruturas isoladas no nível celular, mas inseparáveis no organismo, se fossem consideradas matérias vivas. O fato é que em tudo que fazemos, pensamos nelas em conjunto.

Numa linha do tempo volátil, assim como é a vida, as oscilações são imprevisíveis e por isso exigem que gestores de marcas saibam como pesar suas decisões para um lado ou para o outro. Quando a sociedade está sensível, como neste ciclo que se inicia, as marcas precisam passar confiança para fora e serem eficientes para dentro.

O que quero dizer, é que num horizonte de tempo maior, a relação de marcas e pessoas ainda existirá e nós precisamos entender que a experiência verdadeira e que agrega sempre sobressai no longo prazo, afinal ela conecta ideais entre pessoas e empresas. As relações de consumo irão permanecer. Elas resistem a crises pois são frutos da necessidade e prêmios de compensação do ser humano.

Existem momentos de sobrevivência e momentos de ganhar dinheiro. Nesse momento a sobrevivência está em fortalecer nossos laços com a comunidade para se preparar para tempos melhores.

Por fim, são nesses momentos especiais, que a gente progride como espécie, fortalece nossa relação com nossos clientes, e ajuda-os a criar uma relação forte com seus próprios clientes. Na FFWD, estamos aqui para criar experiências verdadeiras e trazer inovação. Nesse momento, cada marca deve pensar em fortalecer seu elo com seus clientes e colaboradores através de conteúdo verdadeiro. Escolher bem nas apostas e evitar desperdícios. Felizmente na era digital, quem domina esses assets, se fortalece.

The Times They Are A-Changin’

--

--