Seja cruel com o que não importa

Fernando Werner
goffwd
Published in
2 min readMar 4, 2022

Quantos destruíram sua vida quando você não estava ciente do que estava perdendo, quanto foi desperdiçado em tristeza sem sentido, alegria tola, desejo ganancioso e diversões sociais — quão pouco de seu próprio tempo restou para você. Você vai perceber que está morrendo antes da hora! SENECA, Sobre a brevidade da vida

Uma das coisas mais difíceis de se fazer na vida é dizer “não”. Aos convites, aos pedidos, às obrigações, às coisas que todo mundo está fazendo. Ainda mais difícil é dizer não a certas emoções que consomem tempo: raiva, excitação, distração, obsessão, luxúria. Nenhum desses impulsos parece um grande problema por si só, mas descontrolado, eles se tornam um compromisso como qualquer outra coisa.

Se você não tomar cuidado, essas são justamente as imposições que vão sobrecarregar e consumir sua vida. Você já se perguntou como pode recuperar um pouco do seu tempo, como pode se sentir menos ocupado? Comece aprendendo o poder do “Não!” — como em “Não, obrigado” e “Não, não vou me envolver nisso” e “Não, não posso agora”. Pode ferir alguns sentimentos. Pode desligar as pessoas. Pode exigir algum trabalho duro, mas quanto mais você diz não às coisas que não importam, mais você pode dizer sim às coisas que importam. Isso permitirá que você viva e aproveite sua vida — a vida que você deseja.

— — —

💭 Para pensar:

Aprenda a dizer não para o que não importa. Primeiro em um nível externo, a convites e programações que não são importantes. Mas o mais importante é dizer não a sentimento inadequados, excessos da mente como ganância, luxúria, avareza, raiva e obsessão.

Os momentos em que estes sentimentos predominam, você de alguma maneira está deixando seu tempo na mesa.

Ao final, com mais tempo você deve se dedicar a se conhecer e entender como gastar esse tempo. No momento em que você souber exatamente o que quer, entender seus princípios e disser não ao que não importa. A sua vida terá maior foco e prazer.

--

--