FFWD
goffwd
Published in
4 min readDec 2, 2021

--

TendĂȘncias do mundo digital para 2022 🎯

É dezembro, isso mesmo, o Ășltimo mĂȘs de 2021 finalmente chegou. O espĂ­rito de fim de ano estĂĄ no ar, trazendo reflexĂ”es, expectativas e muitas tendĂȘncias para o tĂŁo esperado, 2022. Mas em meio Ă s “mĂŁes Dinahs” e aos “gurus” do digital, devemos estar atentos ao que Ă© realmente possĂ­vel e o que sĂŁo apenas suposiçÔes utĂłpicas.

Pensando nisso, separamos algumas tendĂȘncias que jĂĄ vem ganhando espaço e prometem dominar o prĂłximo ano. Pega o bloco de notas que Ă© hora de começar o planejamento para 2022. Se liga no que vem por aĂ­!

O futuro do trabalho Ă© hĂ­brido e digital first đŸ„œ

Sabemos que o modo como lidamos com o trabalho mudou muito nos Ășltimos anos, ainda mais com a aceleração causada pela pandemia. O fato Ă© que, com a estabilização do caos causado pelo coronavĂ­rus, muitas empresas estĂŁo tentando voltar para o modelo de trabalho que tinham anteriormente, o que pode ser um grande tiro no pĂ©. Esse perĂ­odo mudou a forma como o trabalhador vĂȘ o seu ambiente de trabalho e seu cargo. Voltar para um modelo totalmente inflexĂ­vel deixou de ser opção para muitas pessoas, que nĂŁo pensam duas vezes antes de procurar uma empresa que atenda melhor Ă s suas expectativas.

Entender que o futuro é híbrido é o primeiro passo para o sucesso nas organizaçÔes no ano de 2022.

Crescimento do mercado de análise de dados 📈

Um mercado muito promissor Ă© o de anĂĄlise de dados. De acordo com o relatĂłrio “The Brazilian Data Analytics Market da ResearchAndMarkets.com, a expectativa Ă© que o mercado de anĂĄlise de dados do Brasil cresça a uma taxa substancial atĂ© 2026”.

Podemos atribuir esse crescimento potencial a vĂĄrios fatores, como a necessidade de aumentar a eficiĂȘncia do negĂłcio, necessidade de açÔes mais assertivas baseadas em anĂĄlises reais, crescimento dos mercados de finanças, varejo, esportes, cosmĂ©ticos e aumento da concorrĂȘncia, o que exige que as empresas estejam mais preparadas para se posicionar de maneira eficaz. TambĂ©m devem contribuir para o crescimento do mercado o aumento do contato entre empresa e consumidor, o que trarĂĄ uma quantidade significativa de dados reveladores a serem analisados.

USER GENERATED CONTENT (UGC) 💬

O User Generated Content sĂŁo as mĂ­dias que o prĂłprio cliente produz de forma totalmente espontĂąnea. Podem ser comentĂĄrios em publicaçÔes, avaliaçÔes de produtos, fotos, vĂ­deos e etc. Esses conteĂșdos sĂŁo importantes para as empresas porque funcionam como prova social da qualidade dos seus produtos ou serviços da marca e tendem a ser muito incentivados no prĂłximo ano.

SOCIAL SELLING đŸ“Č

O Social Selling é o termo que define a venda social. A Venda social trata-se da venda feita através de interação e desenvolvimento de relacionamento através das redes sociais como parte do processo de vendas. Jå é um formato bastante utilizado pelas empresas, mas a perspectiva é que cresça ainda mais no próximo ano.

InteligĂȘncia artificial e chatbots đŸ’Ÿ

Quando falamos em chatbots, as opiniĂ”es se dividem, hĂĄ quem ame e quem deteste. Mas o fato Ă© que eles estĂŁo ganhando cada vez mais espaço entre as marcas. Nos prĂłximos 5 anos, a sua perspectiva de crescimento Ă© de 31,7%, entĂŁo vale a pena ficar de olho. PorĂ©m, respostas robotizadas demais nĂŁo agradam os clientes que atĂ© desanimam quando notam que suas demandas nĂŁo serĂŁo compreendidas. Por isso, o uso de InteligĂȘncia Artificial (AI) nos chatbots Ă© uma tendĂȘncia. Alguns pontos positivos dessa novidade sĂŁo: linguagem mais natural, melhora na geração de leads, resoluçÔes mais rĂĄpidas, redução de custos e paciĂȘncia sem fim. Vale a pena investir!

Responsabilidade social đŸ„‡

Os consumidores pedem, ou melhor, exigem, responsabilidade social das marcas. Esse processo de conscientização jĂĄ vem acontecendo hĂĄ alguns anos, mas vai ganhar força total em 2022. Alguns aspectos que se destacam entre as empresas sĂŁo: transparĂȘncia, investimento em tecnologias verdes, trabalhos em comunidades locais e iniciativas que promovem inclusĂŁo e diversidade. Se vocĂȘ ainda nĂŁo estĂĄ focando nesses pontos, a hora Ă© agora!

Hyperlocal 📌

Falando em investir em comunidades locais, podemos afirmar que o local Ă© uma grande tendĂȘncia para 2022. Em contraste com a globalização e o mundo na palma das mĂŁos, intensificado pela pandemia, sobretudo nas compras e outras atividades online; Ă© esperado que os consumidores se voltem as marcas locais em 2022. Vale ressaltar que esta tendĂȘncia estĂĄ muito alinhada Ă  demanda por responsabilidade social, justamente porque os consumidores estĂŁo buscando marcas que eles consigam conhecer melhor e verificar se estĂŁo de acordo com seus valores. Vamos voltar Ă s origens?

đŸ’» Momento LinkedIn

VocĂȘ sabia que a FFWD faz parte de um grupo?

O grupo chamado FF.inc Ă© composto por 4 empresas e possui agĂȘncia de influencers, produtora de vĂ­deos, agĂȘncia de brand content e a agĂȘncia Digital First.

Conheça as nossas påginas no Linkedin.

â—Ÿ Contentic â—Ÿ Pug’n’Play â—Ÿ Ctrl+brand â—Ÿ FFWD

🍿 Pega a pipoca!

A importĂąncia do digital Ă© um assunto recorrente no dia a dia. Mas vocĂȘ jĂĄ parou para pensar como as ferramentas digitais podem ser utilizadas em investigaçÔes? O filme “Buscando
” traz a histĂłria de um pai Ă  procura da filha desaparecida, ele investiga tudo por meio do computador e redes sociais da jovem. Ficou curioso? EntĂŁo, aperta o play e se prepara para os plots twists.

💡 Se liga na ideia!

As Casas Bahia lançou uma megastore na cidade de SĂŁo Paulo, a loja conta com escorregador, espaço para jogos, cinema, bar de vinhos, cafeteria, assistĂȘncia tĂ©cnica e salĂŁo de beleza. Ao todo o espaço tem 9 mil metros quadrados e parece um shopping center. A megastore serĂĄ um laboratĂłrio de inovação para a VIA que busca formas de manter os consumidores por mais tempo nas lojas. O futuro das lojas fĂ­sicas estĂĄ na experiĂȘncia.

Até a próxima!

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

--

--

FFWD
goffwd
Editor for

VocĂȘ pode pensar que somos uma agĂȘncia de marketing digital. Mas nĂłs somos mais do que isso.