18 desafios para 2018

Guava Software
Goiabada
Published in
6 min readJan 31, 2018

O fim do ano geralmente é a época em que as pessoas tiram um tempo pra refletir sobre o ciclo que está acabando e traçar metas para o ano que está chegando. Inspirados por este momento, resolvemos perguntar o que cada um dos 18 guavos (isso mesmo, é assim que nos chamamos entre a gente 🙃) deseja conquistar em 2018.

Analisando os depoimentos, é interessante notar que, embora cada um tenha algo único, alguns temas estão bem em alta pra este ano:

  • aprender novas tecnologias, que vem disparado em primeiro lugar. Tanto no back-end como no front-end, o pessoal aqui tá ansioso pra trabalhar com coisas novas em projetos reais. E tem de tudo: de plataformas e linguagens de programação (como Elixir, Clojure e Swift), passando por React e GraphQL até a nova especificação de CSS Grids.
  • compartilhar nossas experiências, seja na forma de palestras, workshops ou com posts aqui no Goiabada (sim, este humilde blog). Ao longo do tempo, acabamos acumulando muito conhecimento que fica só por aqui, mas que adoraríamos compartilhar com todo mundo. Desde as pequenas coisas (como a implementação do menu do nosso site, que deu um trabalho danado), até o nosso ethos de design, que estamos desenvolvendo há alguns anos (e que, modéstia à parte, tá joinha).
  • contribuir com projetos de código aberto, um desejo antigo nosso que atualmente fazemos apenas de forma pontual. A ideia pra este ano é manter a regularidade e, quem sabe, até lançar uma das milhares de ideias que temos. Mais novidades nos próximos capítulos, digo, posts. 😉
  • experimentar trabalhar remotamente, agora que temos um guavo fora do Brasil. O desafio será manter uma comunicação efetiva com alguém que não está mais presencialmente junto da equipe. Como já temos uma cultura de comunicação assíncrona estabelecida (obrigado, Slack! 🙌), estamos confiantes que não teremos muitas dificuldades.
  • fortalecer as comunidades locais de desenvolvimento e design (👋 alô Frevo on Rails 👋 alô IxDA Recife), uma forma de nos conectarmos melhor com os profissionais e estudantes do Recife, além de retribuir todo o esforço e dedicação das várias outras comunidades incríveis aqui da cidade.

Foram mencionadas ainda a vontade de desenvolver habilidades de liderança e também de consolidar processos internos, ambas importantíssimas para o processo de crescimento pelo qual estamos passando.

Ufa, parece que teremos muita coisa pra fazer em 2018, hein?

Sim, mas e os depoimentos, cadê?

Que bom que você perguntou. Seguem abaixo os desafios de cada integrante da Guava para 2018 (pode cobrar no fim do ano, viu?):

1. Artur Aquino, desenvolvedor

Ainda novo no mundo do Ruby, pretendo aprender melhor a linguagem e algumas de suas bibliotecas. Farei uma aplicação inteira em Ruby on Rails e pesquisarei as melhores práticas para poder já ir as utilizando. Além disso, vou escrever posts com o que aprender e achar relevante. Isso também poderá levar a palestras.

2. Artur Montenegro, desenvolvedor

Como recém-formado, tenho muito o que melhorar no âmbito profissional. Minha meta para esse ano é solidificar meu conhecimento técnico em desenvolvimento de software, escrevendo código mais eficiente, legível e fácil de manter. Além disso, quero desenvolver meu pensamento crítico e trabalhar minhas habilidades de liderança.

3. Bruno, designer

Tenho grandes sonhos de me tornar o THE MONHO no front-end. Aperfeiçoar meus conhecimentos em CSS e adentrar o mundo nebuloso de JavaScript. Também quero escrever mais sobre design, finalizar artigos que estão incompletos e talvez, quiçá, conseguir montar uma palestra.

4. Camila, gerente

Quero estruturar os processos da área financeira e de gestão de pessoas e, dessa maneira, ajudar no funcionamento e nas decisões estratégicas da Guava. Também quero ter contato com clientes e contribuir mais diretamente para o desenvolvimento de algum projeto.

5. Chico, desenvolvedor

Os aprendizados do ano passado me trouxeram bastante autoconfiança técnica, gerencial e crítica. Este ano queria unir este ganho de maturidade a algo que me sinto bem fazendo: comunicar! Estarei bem feliz se conseguir construir alguns posts relevantes pro nosso blog e, quem sabe, devolver mais à comunidade palestrando em alguma conferência.

6. Daniel, desenvolvedor

Sempre penso em utilizar novas tecnologias, mas isso depende mais do projeto do que de mim, então quero, finalmente, submeter propostas para eventos locais e nacionais e saber mais sobre o papel de gerente de produtos para que eu possa atuar desta forma em algum projeto futuro.

7. Filipe Soares, designer

2017 foi um ano de transição pra mim. Em 2018, pretendo desenvolver o que aprendi de front-end e me aprofundar em CSS grid. Em paralelo, quero aliar técnicas de branding e design gráfico nos projetos em que vou participar.

8. Filipe Wanderley, desenvolvedor

Quero contribuir com maior frequência em projetos de código aberto. Além disso, pretendo compartilhar minha experiência na área através de artigos de blog e outros meios. Espero também participar mais ativamente de encontros locais.

9. Guilherme, fundador e desenvolvedor

Quero colocar em produção alguma aplicação feita em Elixir, linguagem de programação que eu venho estudando há um tempo. Outro desafio que estou ansioso para enfrentar é coordenar uma equipe remota em fusos horários bem distintos.

10. Juliana, designer

Depois de dois anos de Guava, sinto que devo compartilhar as experiências vividas aqui — planejo ministrar ao menos uma palestra/workshop e publicar mais textos no Goiabada. Quero *muito* ajudar na consolidação dos processos internos. Também vou reservar um tempo para explorar novas cidades.

11. Lailson, fundador e desenvolvedor

Quero usar melhor minhas habilidades de criação de produtos digitais em favor dos nossos clientes. Além disto, quero construir uma identidade guávica mais sólida. Começar a usar Swift no back-end não seria nada mal também…

12. Leonardo, desenvolvedor

Em 2018, irei trabalhar remotamente de diferentes cidades do mundo. Estou ansioso para enfrentar e aprender com os desafios que surgirão com a distância de tempo e espaço ao nosso escritório.

13. Lucas, fundador e desenvolvedor

Pretendo colocar no ar um dos produtos que estou idealizando para a área de aviação comercial. Também gostaria de dedicar mais tempo para me aprofundar em outras linguagens de programação (como Clojure e Elixir) em um projeto real.

14. Moisés, desenvolvedor

React Native e GraphQL são duas das tecnologias que pretendo me aprofundar neste ano, utilizando-as em um produto real. Também espero dedicar mais tempo à desenvolvimento back-end, seja com tecnologias conhecidas ou inéditas (olá Elixir, olá Phoenix).

15. Renata, designer

Sempre fui do tipo de ter muitas metas. Por isso, este ano, desejo ler mais (principalmente sobre design), conseguir criar ilustrações com estilos diferentes, quem sabe superar meu medo de públicos… e talvez aceitar que as outras metas não vão ser cumpridas esse ano.

16. Ronney, desenvolvedor

Quero aprender uma nova linguagem de programação, de preferência no paradigma funcional (Elixir é uma forte candidata), e aplicá-la em algum projeto. Pretendo contribuir em projetos de código aberto. Também quero aprimorar meu conhecimento técnico e para isso pretendo ler cinco livros.

17. Sérgio, lead-designer

Criar, estudar, me cuidar. Se estes verbos forem frequentes e abundantes em minha vida, este terá sido um bom ano.

18. Tiago, desenvolvedor

Pretendo trabalhar em projetos diferentes, possivelmente com outras tecnologias. Também quero contribuir mais com open-source, publicar mais e melhores artigos e ministrar uma palestra.

Em 2017, crescemos em número de pessoas, em número de projetos, na qualidade dos produtos que entregamos e praticamente dobramos de faturamento. Não sabemos se 2018 vai ser melhor, mas garantimos que estamos super empolgados para transformar todas estas metas em realidade. Vamos nessa! 🤘

--

--