Desafios para 2020

Guava Software
Goiabada
Published in
9 min readFeb 19, 2020

--

Neste ano resolvemos repetir a dose de 2018 e convocamos todos os guavos a compartilhar com o mundo os desafios que pretendem abraçar em 2020. Mas antes de partirmos para o que cada um expôs dos seus anseios para o ano novo, vamos a algumas palavras sobre o que queremos mudar, reforçar e criar coletivamente.

O que queremos mudar em 2020

1. A dificuldade em dizer não

Em diversos contextos, ainda enfrentamos certa dificuldade em dizer não — tanto para os outros como para nós mesmos. Não a projetos que não nos levem pra frente, não a atividades que tomam mais tempo do que trazem valor. Por um 2020 com mais nãos.

2. Barreiras na comunicação

A Guava é uma empresa bem acima da média em termos de comunicação. Tanto por dinâmicas como os Performance Reviews, mentorias e o novo Ask Us Anything, como pela proximidade entre todos e uma certa franqueza já meio estabelecida culturalmente. Mesmo assim, ainda existem barreiras que podem causar o acúmulo de insatisfações não comunicadas entre as pessoas.

Sempre haverá o que melhorar nesta área. Por um 2020 onde derrubaremos mais dessas barreiras, seja por dinâmicas novas, aconselhamento profissional, conversas 1-para-1, sinal de fumaça ou seja lá o que funcionar para cada um.

O que desejamos reforçar

1. Nossa fome por mais

Uma característica muito comum aqui é a empolgação e vontade de aprender mais, fazer melhor. Vamos continuar aumentando e alimentando essa fome em 2020!

2. Nossa paixão por qualidade

Temos essa paixão quase obsessiva por qualidade, talvez mais em algumas pessoas que em outras. Que em 2020 ela continue, sempre junto do equilíbrio com a necessidade de entregar.

3. Nossa empatia e respeito mútuo

A empatia e respeito nunca foi algo a faltar na Guava mas são coisas delicadas que devem ser bem mantidas. Que continuemos a cultivá-los com muito cuidado e carinho.

4. O nosso pé no chão

Algo relativamente comum aos guavos é uma observação quase cínica em relação à cultura corporativa em geral. Que continuemos a olhar esse mundo de eufemismos vazios, auto-ajuda coach e oba-oba tecnológico com ceticismo, mas deixando aberta a possibilidade para nos descobrir errados em alguns pontos.

5. O nosso humor

O humor na Guava tem uma importância fundamental: quebra barreiras psicológicas, reduz problemas ao seu tamanho real, aproxima as pessoas. Que em 2020 superemos todos os recordes de trocadilhos ruins e tiradas inesperadas!

O que queremos trazer de novo

1. Cultura de mentoria

A diversidade e qualidade de talentos que temos é imensa, mas provavelmente ainda não logramos completamente em estabelecer uma cultura de troca e colaboração tão forte quanto pode ser. Para 2020 segue um desafio comum a todos os guavos: pense em algum aspecto profissional seu que queira melhorar, identifique alguém na Guava que seja bom nisso e peça mentoria. E vamos tornar pair programming uma prática mais corriqueira!

2. Mais produção autoral

Nos últimos tempos temos enfrentado dificuldades ao tentar estabelecer um ritmo de produção autoral, seja em projetos open source, textos ou até produtos próprios.

Já tivemos um bom sucesso com o Goiabada, nossas redes sociais e com o https://guava.software, mas com certeza podemos ir além. Só temos a ganhar ao contribuir para o mundo com nossos talentos.

O que os guavos querem alcançar em 2020

Artur Montenegro

Na Guava, desde o primeiro dia até o presente momento, venho aprendendo com os melhores profissionais a como tornar uma empresa um excelente lugar para se trabalhar e um local tão oportuno para desenvolvimento pessoal. Agora em 2020, é o momento de solidificar os conceitos ensinando ao mundo o que eu aprendi (parece clichê, mas pra mim o melhor jeito de realmente aprender é ensinando). Para isso, tenho em mente fazer alguns workshops voltados para o desenvolvimento web, escrever mais posts e ler mais livros. Cliquem no sininho e ativem as notificações, aguardem!

Camila

Depois de dois anos de empresa, muitas vezes fico imersa nos processos e atividades internas. Entretanto, quero mais tempo para conseguir me dedicar a novas atividades e conseguir spread the word of Guava! Por isso, desejo implementar melhorias para agilizar os processos internos e, assim, conseguir me dedicar a divulgar a Guava no meio externo.

Chico

Em 2020 terei um novo desafio: alternar períodos relativamente longos de trabalho remoto e presencial. Pra isso, estou certo de que será um desafio desenvolver uma rotina que seja ao mesmo tempo saudável e produtiva. Além disso, quero muito solidificar minha base teórica como gerente de produtos e buscar participação mais ativa produzindo conteúdo pra Guava, seja na forma de palestras internas e externas, material para mídias sociais ou nas atribuições enquanto editor deste blog :)

Daniel

2019 foi um ano em que fiquei imerso em um dos projetos da Guava e não me dediquei ao mundo exterior. Planejo mudar isso esse ano através de algumas ações:

- Escrever 6 posts para este mesmo blog. Um já foi.

- Submeter pelo menos uma palestra pra um evento internacional.

- Participar ativamente de alguma comunidade local.

Além disso, quero melhorar minha rotina de exercícios, meditar todo dia e ler mais livros.

Eduardo

Em quase dois meses de Guava, identifiquei nesse curto período que a preocupação com as pessoas e com a excelência na qualidade das entregas fazem daqui um ambiente colaborativo incrível. Assim, encaro 2020 como um ano de muitos desafios e desejo me aprofundar mais em aprender as melhores práticas de Ruby on Rails, bem como continuar aperfeiçoando meus conhecimentos de Frontend.

Quero também contribuir para projetos open source, escrever artigos para o Goiabada, continuar participando de eventos locais, ler mais livros e manter uma rotina de exercícios.

Fanny

Esse ano quero continuar aprendendo mais, aperfeiçoar meus conhecimentos em Front-end e Design. Quem sabe me desafiar a fazer algo que normalmente não faço (Fazer algum workshop, palestrar, escrever algum artigo? Não me sinto segura ainda para nenhuma dessas atividades). Quero também experimentar alguma coisa relacionada com motion! Além disso, espero me organizar melhor e manter uma rotina mais saudável e produtiva.

Filipe Soares

Em 2020 faz 10 anos que comecei a me dedicar ao design, o que parece ser um tempão, pra mim foi ontem. Nesse meio tempo pude transitar pelas diversas áreas de atuação dessa profissão, e esse ano pretendo revisitar tudo que aprendi e encontrar meios de repassar o conhecimento acumulado.

Foram anos de imersão e aprendizados, até chegar na Guava e descobrir muita gente talentosa com muito a oferecer, o que me deixa com mais vontade ainda de sentar do lado e aprender. Esse ano quero ler mais e me aprofundar em teorias do design, por pesquisas em prática, fazer sentido de novas tecnologias e entender melhor de estratégia e negócios.

Nada disso vale sem saúde física e mental, por isso me comprometi a treinar e participar de uma corrida até o fim do ano, tomar menos café (tentando) e reservar mais tempo pra mim.

Filipe Wanderley

Meus desejos para este ano não são muito diferente do que havia desejado em anos anteriores, são pontos que ainda tenho dificuldades: quero praticar mais minha escrita e fala em público. A Guava nos dá incentivos, eu só preciso me dedicar mais para alcançá-los.

Guilherme

Em 2020 eu pretendo me desarmar dos meus preconceitos com o desenvolvimento de front-ends modernos e mergulhar de cabeça no mundo de Webpack, React e React Native. Quero também aprofundar meus estudos em gerência de projetos e pessoas que são desafios que eu sinto que ainda não estou a par. Além disso, gostaria de compartilhar minhas experiências, escrevendo para o blog da Guava e palestrando.

Juliana

Minha meta é encarar 2020 como um ano de estudos. Quando estou imersa em projetos de clientes, novos livros e teorias acabam ficando com baixa prioridade e por isso quero experimentar uma nova rotina que me permita mais construção de conhecimento.

Lailson

Depois de quase 10 anos no mercado, temos hoje uma ideia clara de quais são os projetos que nos empolgam e nos mantêm motivados. Minha meta em 2020 é focar em prospecção para que tenhamos cada vez mais projetos deste tipo, que nos desafiem e nos permitam ter um impacto positivo nas empresas e na sociedade em geral.

Lucas

Em 2020 quero viver mais lento, me aprofundar em leituras e estudos, fugindo da loucura das notícias e tretas do momento no Twitter. Dessas reflexões, espero brotarem ideias e conceitos novos para palestras, blog posts e produtos que possamos elaborar e realizar na Guava. Também é o ano que irei alimentar minha paixão por aviação com uma das viagens mais ousadas que já montei.

Matheus

Estou na Guava há 9 meses — tempo suficiente para gestar muitas ideias de crescimento mútuo. Mas para aliviar as dores do parto e aumentar as chances de concretização, darei à luz apenas as que eu acredito serem mais pertinentes ao momento e que, de tão interligadas, poderiam ser siamesas. Em 2020 quero colaborar com a ampliação da nossa visibilidade através de postagens no blog, contribuições open source e palestras.

Moisés

2020 vai ser, para mim, um ano para tentar sair da zona de conforto. Seja ensinando, escrevendo, palestrando, ilustrando (inclusive já comecei nessa frente) ou desenvolvendo em linguagens/frameworks os quais não estou habituado. Não obstante, será também um ano para reafirmar minhas ferramentas preferidas: pretendo me aprofundar mais em JS, React, React Native e GraphQL através de projetos pessoais ou profissionais. Além disso, buscar ainda mais contribuir com projetos open-source.

Nathália

Estou na Guava há 5 meses e nesse tempo já pude contribuir com projetos e desafios bem diferentes. Em 2020 espero conseguir atuar mais em projetos open source (como o Mulheres de T.I.) e também aprender CSS e HTML (quem sabe consigo trabalhar num projetinho interno pra consolidar esse conhecimento?). Também pretendo organizar minha rotina pra incluir mais tempo pra leituras, exercício físico e viagens.

Paula

Este ano começou trazendo minha primeira experiência profissional e o entusiasmo com todo esse mundo novo a ser desbravado. Por isso, o que espero para 2020 é aprender o máximo com todo o time da Guava buscando desenvolver não apenas as minhas habilidades no front-end mas também em tudo que envolve a rotina de trabalho. Além disso, quero escrever ao menos dois artigos sobre assuntos técnicos para ganhar segurança em relação aos meus conhecimentos.

Renata

Em 2019, eu percebi que adoro ensinar, seja algo do meu dia a dia, como ensinar meu namorado a programar a máquina de lavar, ou uma habilidade mais técnica, como desenhar algo para um post no blog. Então, em 2020, espero poder me dedicar mais a ajudar outras pessoas com meus conhecimentos: incentivando e aperfeiçoando as mentorias na Guava, continuando minhas aulas de ilustração e dando mais palestras.

Sérgio

Espero nada menos que um ano de transformações e mudanças. As metas que defini para 2020 são ambiciosas: quero parar de fumar; escrever ao menos um artigo por mês; ler ao menos seis livros técnicos; ministrar ao menos dois workshops; e também me dedicar de verdade a projetos pessoais. Já se passou um mês e até então venho conseguindo manter o ritmo. Restam mais 11. Sigamos!

--

--