O que aprendemos em 2020

Guava Software
Goiabada
Published in
4 min readDec 30, 2020

--

Se tem uma coisa que 2020 trouxe para todos nós foi a importância das mudanças. Nós, que sempre nos orgulhamos de ser uma empresa remote-friendly e não remote-first, fomos de um clima super descontraído no nosso escritório para um trabalho 100% remoto em consequência da pandemia. Tivemos que mudar por causa de algo muito maior e mais importante que nossas crenças: a saúde e o bem estar coletivo de todos nós e dos que amamos. Para encerrar este ano tão desafiador, alguns guavos compartilharam aquilo que aprenderam em meio a essas dificuldades. Convidamos a nossa comunidade para refletir junto conosco sobre esses aprendizados.

Daniel

Dentre todas as coisas que aprendi em 2020, acho que a mais importante foi o conceito de impermanência. Nos momentos de dor, é um alívio ter a certeza de que vai passar. E é libertador saber que não é possível estar bem e feliz em todos os momentos. Hoje você vai ser produtivo, amanhã não. Hoje você tem certeza de algo, amanhã já não mais. E isso é normal. Como diz Octavia E. Butler, em seu livro ‘A Parábola do Semeador’: “Tudo o que você toca, você muda. Tudo o que você muda, muda você. A única verdade perene é a mudança.”

Paula

Esse ano me deu tempo suficiente sozinha para aprender a acessar com mais facilidade as minhas emoções, olhar mais pra dentro e lembrar que, surpreendentemente, eu sou um ser humano que precisa ao mesmo tempo de cuidado e de cuidar. Quando estava tudo muito doloroso, o que restou foi a vontade enorme de demonstrar vulnerabilidade diante dos relacionamentos (familiares, amorosos, de amizade) e só assim criar e fortalecer elos com os que amo. E esses elos são o que, verdadeiramente, temos na vida, são a nossa força pra chegar do outro lado da ponte, seja qual for sua extensão.

Israel

Entrei na Guava. Num mundo onde as incertezas viraram rotina por causa da pandemia, resolvi encarar também as inseguranças de trocar de empresa. E sem dúvida um dos meus maiores aprendizados nesse ano foi gratidão. Gratidão por hoje fazer parte de uma empresa incrível, de trabalhar ao lado de pessoas que se preocupam muito mais com pessoas que com produtos e serviços. Gratidão por exercer uma profissão que amo e por estar num setor que felizmente cresce cada dia mais, o que é um privilégio imensurável e muitas vezes não nos damos conta disso. Outro grande ensinamento desse ano de 2020 foi a compaixão. Várias foram as vezes em que em conversas com amigos e familiares perguntamos uma ao outro: “Você está bem?.” Sem esse “olhar para o outro,” sem essas janelas abertas pra conversamos sobre nossos sentimentos, esse ano com certeza estaria sendo ainda mais desafiador. Deixemos, pois, nossas janelas abertas e nossos olhares atentos a todos que nos rodeiam para que possamos oferecer um pouco da nossa compaixão.

Juliana

Não consegui seguir meus planos, ainda estou aprendendo a lidar com a distância, com o trabalho remoto e com os quilos que ganhei enquanto aprendia a fazer pão e massa caseira. Também conheci muitas coisas sobre mim mesma fazendo terapia, já lido melhor com a minha ansiedade e com a das pessoas ao meu redor. Confirmei que usar nossos privilégios pra ajudar outras pessoas é o mínimo que podemos fazer. Por fim, em 2020 eu aprendi que planejamento é importante, mas ser flexível e estar pronta para encarar mudanças é crucial.

Filipe Soares

Eu tinha uma falsa impressão da linearidade do calendário e da realidade, uma falsa impressão de que estamos sempre avançando, mirando o dia, o mês, o ano seguinte. A pandemia me trouxe pro agora, me tirou do modo automático, me trouxe pra uma realidade onde não se sabe do dia seguinte [exceto nas chamadas agendadas do Meet], não importa o planejamento. Me trouxe também pra uma realidade onde precisamos pensar mais no coletivo, olhar menos pra frente e mais em volta. Esse ano eu li mais, cuidei mais, escutei mais, me joguei em atividades que me tiraram da zona de conforto e que me fizeram evoluir profissionalmente, cuidei do espaço em que vivo, notei mais minha janela [não mais um espaço pra dar vazão a luz na parede], virou algo pra passar horas olhando e mirando o horizonte. Resgatei e adotei outro gato, percebi que tudo que consumia não agregou em nada e me livrei de muita coisa que não preciso. Surpreendentemente, evolui mais em 2020 do que em outros anos. Portanto, decidi não ter metas pra 2021. Por enquanto vou focar em aproveitar tudo que conquistei, fazer uma pausa mental, cuidar da saúde, da minha mãe e apenas estar presente. Sem cobrança.

--

--