4 Opções de transporte público em Dublin

Taynara Queiroz Santos
Goianos na Irlanda
Published in
5 min readOct 2, 2017

Já sonhou viver em um lugar onde o transporte público realmente funcionasse?

Um lugar em que os ônibus não se atrasem, não passem lotados, passem com frequência e para todos lugares da cidade?

Transporte público que esteja frequentemente limpo e confortável? E ainda com carregador USB?

Em Dublin essa é uma realidade, meu caro! O transporte público da cidade é realmente admirável. Os ônibus passam frequentemente, existem transportes para todos os lugares da cidade e os motoristas não permitem que o ônibus andem com excesso de passageiros.

Nesse post falaremos sobre 4 diferentes opções de transporte público em Dublin, sendo elas: Dublin Bus, Luas, Dart e Dublin Bike.

Dublin Bus

Ônibus do Dublin Bus na Parnell Street

Quando entramos no Dublin Bus percebemos grandes diferenças em relação aos ônibus que estamos acostumados no Brasil. A primeira e grande diferença é que os ônibus na Irlanda não possuem catracas e o motorista não recebe o dinheiro em notas. O pagamento deve ser feito em moedas com a quantidade exata do valor a ser pago, pois o motorista não devolve troco.

Mas fique tranquilo, caso você precise do troco, o motorista lhe dará um ticket no valor, o qual você deverá levar até o escritório do Dublin Bus para receber o seu dinheiro de volta.

Antes do post continuar, você já acompanha nossas redes sociais?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube clicando aqui!

Acompanhe também diversas dicas no @goianosnairlanda.

Uma excelente opção, caso você precise utilizar o ônibus com frequência, é fazer o Leap Card. Esse cartão funciona com crédito pré-pago e pode ser recarregado em vários pontos comerciais.

A vantagem do Leap Card é fazer integração com outros transportes pois também pode ser utilizado no Luas e no Dart, além de oferecer descontos nas viagens e proporcionar uma boa economia no final do mês.

Cartão Leap Card

Outra diferença do ônibus na Irlanda é que o valor da passagem varia de acordo com distância percorrida, o que acaba deixando a cobrança mais justa. Os valores para o ano de 2017 estão especificados na imagem abaixo:

Tarifas para uso do Dublin Bus

Em praticamente todos os pontos da cidade, é possível encontrar um painel digital que mostra todas as linhas de ônibus que param naquele ponto e o tempo que falta para cada ônibus passar.

Você há de concordar que o uso da tecnologia para incentivar a população a utilizar o transporte público realmente faz toda a diferença!

Painel eletrônico informando quando o ônibus irá passar

Ainda há a possibilidade de saber os pontos de ônibus mais próximos, as rotas dos ônibus, os horários em que irão passar e muito mais, utilizando o aplicativo oficial do Dublin Bus.

Dessa forma você consegue se organizar con antecedência e chegar no ponto apenas quando seu ônibus estiver próximo de passar.

É muita praticidade, não é mesmo?!

Telas do aplicativo pra celular do Dublin Bus

E a última novidade, que está aparecendo aos poucos nos Dublin Bus são os carregadores USB. Quem nunca ficou sem bateria na rua não é mesmo?

Luas

O Luas é similar há um metrô de superfície, sendo mais uma opção de transporte público de fácil acesso. Para embarcar, você precisa comprar o ticket nas máquinas que se encontram em todas estações.

Não é necessário apresentar esse ticket à ninguém antes de embarcar, pois no Luas não existe cobrador.

Mas isso não significa que você pode andar sem pagar, hein!

Na maioria das vezes, entram ficais para verificar os tickets e caso não tenha pagado, você será multado. Vale lembrar que o Leap Card também pode ser usado no Luas.

Dentro do Luas têm painéis avisando qual será a próxima estação, dessa forma você saberá qual o momento certo de descer e não ficará perdido!

Dart

O Dart é um trem que faz rotas para as cidades mais distantes. A forma de pagamento é a mesma do Luas. Você compra o ticket nas máquinas que se encontram dentro da estação ou utiliza o Leap Card.

As estações são bem sinalizadas e também possuem painéis informando os horários em que os trens irão chegar. Já utilizamos o Dart por exemplo para ir à Malahide, cidade próxima à Dublin, e visitar seu belo castelo.

Dublin Bikes

Dublin é uma ótima cidade para se andar de bicicleta, afinal em sua grande parte existem vias exclusivas para os ciclistas. Além disso, os ciclistas podem contar com o respeito e paciência dos motoristas dos carros.

Por ser um transporte prático, rápido e muito barato se tornou o preferido da maioria dos estudantes. Por uma taxa anual de apenas 10 euros você pode usar as bicicletas públicas sempre que precisar.

Existem diversas estações da Dublin Bike espalhadas pela cidade. Basta retirar sua bicicleta e devolve-las no prazo de 30 minutos. Caso você precise de mais tempo de viagem ou não encontre uma estação por perto, não tem problema, você apenas pagará uma taxa por hora adicional.

Além dessas opções, existem ainda, os táxis, Uber (somente o black) e o GoCar que se trata de um sistema totalmente diferente de aluguel de carros (baratinho!). Mas falaremos sobre esses outros tipos de transporte em um próximo post.

Acompanhe todos os vídeos em nosso canal do Youtube e nossas experiências do dia a dia no Instagram. Até a próxima! 🍀 🇮🇪

--

--