Intercâmbio na Irlanda, comprovando seu dinheiro para tirar o IRP / GNIB

Em um post anterior falamos sobre as 2 formas mais fáceis de trazer seu dinheiro para o intercâmbio na Irlanda. Uma das próximas preocupações que terá, logo após sua chegada, é como comprovar no GNIB que você realmente possui os 3.000 euros.

Fonte: Intercambio 7
Espere aí, comprovar novamente? Já apresentei na imigração!

Sim, novamente. Isso me causou bastante dúvida enquanto eu ainda planejava minha vinda. No início não estava claro pra mim que são duas etapas distintas e em datas diferentes.

A primeira, é no aeroporto mesmo, assim que desembarca você passa pela imigração, apresenta seus documentos pessoais, documentos da escola e seus 3.000 euros. Neste momento, o seu passaporte é carimbado com um prazo temporário para que possa se regularizar por aqui. Para nós o prazo foi de 2 meses.

Fonte: Sabaticando em Dublin

A segunda etapa é no prédio do GNIB, em uma data que você mesmo agenda. É preciso fazer o seu appointment pelo site do INIS. É importante fazer este agendamento ainda no Brasil pois as datas estão cada dia mais distantes. Aconselho que marque para aproximadamente 1 mês após sua chegada.

Entendido, mas e aí, como eu comprovo?

Vamos lá! Apenas lembrando que estas não são as únicas formas. Vou falar sobre as 2 formas que utilizamos e também sobre uma terceira ao final que foi dica de um colega de intercâmbio.

Antes do post continuar, você já acompanha nossas redes sociais?

Inscreva-se em nosso canal do YouTube clicando aqui!

Acompanhe também diversas dicas no @goianosnairlanda.

Comprovando com extrato bancário

Esta é a forma mais recomendada e foi como a minha esposa comprovou. Para isso é claro, seu dinheiro precisa estar depositado em uma conta no seu nome, com pelo menos 3.000 euros. A grande questão é que os bancos irlandeses estão dificultando o processo de abertura de contas para estudantes.

Uma opção seria usar um extrato de uma conta do Brasil mesmo. Neste caso você nem traria o dinheiro e só iria transferir depois. Porém já li relatos de intercambistas que tiveram problemas fazendo isso. A imigração alegou que não sabia se a quantidade em reais era o suficiente, que não tinha a cotação do dia e por fim não aceitou. Também já li sobre pessoas que conseguiram com extrato do BrasiNão sei se foram casos isolados.

Então, como vocês abriram a conta bancária?

Fonte: weresuckingdiesel.com

Nós abrimos uma conta no N26, um banco alemão onde você faz todo o processo de abertura online e o extrato dele é aceito normalmente (em breve farei um post sobre o N26). Um fato importante sobre o N26 é que, ao menos por enquanto, você não consegue fazer depósitos aqui na Irlanda. O que fizemos foi depositar o dinheiro da minha esposa na conta do meu primo (que possui conta num banco irlandês) e depois ele transferiu o dinheiro para a conta dela do N26.

Mas e você, não comprovou com N26?

Não, ao fazer meu cadastro de abertura de conta, eu coloquei meu endereço errado. Com isso precisei entrar em contato com o suporte para corrigir e meu cartão não chegou a tempo. Por esse motivo, tive que comprovar de outra forma.

Comprovando com postal order

Como eu não tinha o cartão da minha conta, precisei buscar outra alternativa. Já estava na semana do meu agendamento, então precisava ser rápida. Por isso, comprovei utilizando o postal order.

Fonte: egali.com.br

O postal order é uma solicitação de postagem de dinheiro, funcionará como um cheque nominal. Basta solicitar em qualquer Post Office, recomendo ir nos maiores. Se você ainda não conhece, Post Office é similar às loterias no Brasil e encontramos diversos pela cidade.

Para fazer o postal order você precisa levar o seu passaporte e pagar 3,70 euros por cada folha. Você precisará de 5 folhas pois o valor máximo é 600 euros por postal order. No total gastará 18,50 euros. Na hora você já pega os comprovantes e basta apresentá-los no GNIB.

Após a comprovação no GNIB, à medida que for precisando, você pode trocar o postal order por dinheiro. Não é possível pegar só uma parte do dinheiro, ao trocá-lo você pega o valor total daquele postal order. Guarde-os muito bem, pois são a única forma de ter seu dinheiro de volta.

Como já mencionei, existem outras formas, mas estas foram as que utilizamos e não tivemos nenhum problema.

Comprovando com extrato do VTM

Fonte: guiaviajar.com.br

No primeiro post, falamos sobre trazer seu dinheiro usando o Visa Travel Money. O que eu não sabia é que no GNIB eles também aceitam o extrato deste cartão como comprovante, basta que seja recente. Se tiver optado por trazer o dinheiro no VTM, essa se torna a maneira mais fácil de comprovar.

Acompanhe todos os vídeos em nosso canal do Youtube e nossas experiências do dia a dia no Instagram. Até a próxima! 🍀 🇮🇪