Encontre pautas "impossíveis" com novo curso de programação para jornalistas

Marco Túlio Pires
Google News Lab
Published in
3 min readOct 30, 2017

Saber “conversar” com computadores tornou-se uma vantagem competitiva em muitas profissões. Não é diferente no jornalismo. Quem consegue transformar problemas do mundo real em tarefas que podem ser resolvidas rapidamente pelas máquinas acaba realizando o trabalho mais rápido. No jornalismo, isso significa cavar pautas "impossíveis", revelando histórias que se escondem por trás da atividade na web e das bases de dados. A programação a serviço do jornalismo proporciona investigações fundamentais para as democracias, como a Farra do Fies, do Estadão Dados, e o Panama Papers, do ICIJ.

É por isso que o Google News Lab está, mais uma vez, apoiando o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas na produção de um curso necessário e urgente para jornalistas brasileiros. Em Introdução à Programação: Python para Jornalistas, qualquer um poderá ser iniciado no mundo da programação de computadores com foco no jornalismo.

Uma jornada de quatro semanas

A programação a serviço do jornalismo pode ajudar a encontrar pautas “impossíveis”

O curso gratuito e online ocorre de 20 de novembro a 17 de dezembro na plataforma do Centro Knight e será ministrado por dois especialistas que representam a união do mundo jornalístico com o da computação: Pedro Burgos (Gizmodo Brasil, Impacto.jor), um jornalista que se fez programador, e Álvaro Justen (Escola de Dados, Gênero e Número), um programador que se fez jornalista.

Os 10 melhores projetos poderão ganhar uma bolsa para participar de uma oficina de jornalismo de dados com os instrutores e outros participantes na sede do Google em São Paulo, no início de 2018.

Mais cursos

Esse é o quinto curso massivo aberto e online que o Google News Lab apoia na América Latina em parceria com o Centro Knight e a Associação Nacional de Jornais em 2017. Três em português e dois em espanhol. São eles:

Inscrições abertas para os cursos de checagem de fatos em Espanhol (esquerda) e programação em Python!

--

--