A magia do SuperFoto da HERO7 Black

GoPro Brasil
GoProBrasil
Published in
4 min readJan 24, 2019

A GoPro HER07 Black traz um novo modo chamado SuperFoto, que é o recurso fotográfico mais avançado da GoPro de todos os tempos!

Com o novo modo ativado, a HERO7 Black analisa a cena fotografada e é capaz de escolher o melhor processo de aprimoramento de imagem. Isso resulta na melhor qualidade da foto em inúmeros cenários diferentes.

O SuperFoto oferece duas opções diferentes: HDR e AUTO. O HDR (High Dynamic Range) captura no mesmo formato que já foi introduzido na HERO6 Black. Enquanto AUTO analisa uma ampla variedade de estatísticas de cenas, como faixa dinâmica, luz disponível e movimento de cena. A função seleciona automaticamente um dos quatro métodos de processamento de imagens: High Dynamic Range, mapeamento local de tons, redução de ruído em vários quadros e o padrão (ou nenhum).

#DicaPro: recomendamos que você configure o seu modo SuperFoto da HERO7 Black para AUTO, para deixar a câmera trabalhando enquanto você aproveita o momento!

Para ter uma ideia melhor de como funciona cada método de processamento de imagem, veja aqui o que acontece toda vez que você tira uma SuperFoto.

High Dynamic Range (HDR)

Aproveitando o poder do Chip GP1, o HDR foi introduzido pela primeira vez na HERO6 Black. Ele funciona capturando rapidamente várias imagens consecutivas usando diferentes configurações de exposição e, em seguida, as combina de maneira inteligente em uma única imagem. Isso revela mais detalhes em sombras e destaques e, para cenas como o pôr do sol ou selfies com iluminação de fundo, o HDR mostra detalhes que antes eram perdidos em uma GoPro.

O uso dessa função é uma solução inteligente para os sensores de imagem muito pequenos. No entanto, o HDR não é uma alternativa definitiva para todos. Ele pode, ocasionalmente, sofrer com artefatos que degradam a qualidade da imagem.

Isso é visto principalmente com objetos em movimento, que podem produzir “fantasmas” quando as imagens são combinadas (como demonstrado no exemplo abaixo), e em cenários com pouca luz, que podem aumentar o ruído devido as diferenças de exposição entre os quadros. É por isso que o HDR é mais adequado para cenas bem iluminadas com pouco movimento, como paisagens.

LTM (Mapeamento local de tons)

Se a opção AUTO da SuperFoto detectar muito movimento para usar o HDR, ela usará um processo chamado LTM (Mapeamento local de tons).O LTM analisa uma imagem e aplica aprimoramentos em regiões que não apresentam detalhes precisos, como grama (como visto abaixo) ou o pelo de cachorro.

O LTM não tem a intenção de revelar a sombra e realçar detalhes. Ele aprimora características precisas que podem estar ausentes nas fotos HDR ou “Padrão”. O resultado final é uma foto com detalhes mais precisos, contraste e texturas mais realistas, sem parecer falsa ou com excesso de nitidez.

MFNR (Redução de ruído em vários quadros)

Os cenários com pouca luz são muito difíceis para todas as câmeras menores devido à quantidade de ruído criada por sensores de imagem pequenos e de alta resolução. Para cenas escuras, a opção AUTO da SuperFoto usará um sofisticado algoritmo de redução de ruído chamado MFNR (Redução de ruído em vários quadros).

Semelhante ao HDR, a MFNR captura várias imagens consecutivas que são analisadas para produzir uma única imagem. O resultado é um material de aparência natural com ruído bastante reduzido que retém os detalhes melhor do que os métodos convencionais.

Também semelhante ao HDR, a MFNR pode produzir artefatos se houver muito movimento na cena. Se for detectado muito movimento, a SuperPoto não usará a MFNR e escolherá o melhor método para a cena.

Fotos padrão

Se a cena não atender aos critérios de HDR, LTM ou MFNR, a opção AUTO da SuperFoto utilizará o método de imagem Padrão. Essas fotos passam pelo mesmo processo dos modos de foto regulares da HERO7 Black: Única, disparo contínuo e Timelapse. Graças ao poder do Chip GP1, todas as fotos Padrão aplicam o processamento WDR.

Fique atento!

  • A SuperFoto está disponível apenas na #GoProHERO7 Black para o modo de foto única.
  • A SuperFoto demora um pouco mais para processar do que uma foto normal; o tempo de processamento (normalmente de um a três segundos) pode variar dependendo da cena e do processamento usado.

A cada geração, a #GoPro expandiu o que foi possível em fotografia. Anos de pesquisa, desenvolvimento, ajustes e testes resultaram na maneira mais simples de tirar uma foto, seja ao esquiar em um dia de sol ou andando pela cidade à noite. Foi complicado para nós, mas não será para você… Por isso, a chamamos de SuperFoto.

--

--