Tudo o que rolou durante o GoPro Creator Summit 2019!

GoPro Brasil
GoProBrasil
Published in
4 min readAug 28, 2019

A segunda edição do GoPro Creator Summit aconteceu entre os dias 4 a 8 de agosto e nós juntamos uma galera FERA da Comunidade GoPro mundial para irem até a Austrália e criarem de forma criativa e desafiadora novos conteúdos de maneiras que nunca imaginaram! Durante os 4 dias de workshops e experiências imersivas pelas terras australianas, os membros brasileiros da #GoProFamily, Andrews Santana e Nina Anhaia, participaram de treinamentos sobre edição de vídeos, storytelling e social media.

Conversamos com os dois e eles nos contaram sobre suas experiências durante o GoPro Creator Summit 2019! “Foi sensacional! Não tenho palavras para expressar a sensação de representar o Brasil ao lado de um time de embaixadores do mundo todo em um evento internacional de uma empresa que amo!” contou Andrews Santana, membro brasileiro da #GoProFamily. Para Nina, que também faz parte da #GoProFamily, participar do evento representando o Brasil foi a confirmação do reconhecimento de seu trabalho. “É muito importante poder ter esse feedback, principalmente pelo trabalho que faço no dia a dia, de uma empresa que admiro, me inspiro e amo fazer parte”, completa a influenciadora.

Além de estarem em contato com membros da #GoProFamily mundial, os representantes brasileiros também participaram de atividades imersivas em vários picos irados da Austrália e foram desafiados a criarem conteúdos #diferentões com as câmeras da GoPro. “No primeiro dia, nós andamos em um helicóptero sem portas, conhecemos a Eco Beach e no final andamos de Stand Up Paddle. Foi bem divertido!”, conta Nina. Já Andrews participou da ida ao Horizontal Falls (nome dado a um fenômeno natural na costa da região de Kimberley, na Austrália Ocidental) e depois visitou as águas cristalinas de KoolJaman. “Nós pegamos um avião que pousou na água e fomos de barco até às Horizontal Falls. Muito lindo!”, comenta Andrews.

Para tirarem de letra os desafios feitos pela GoPro, os creators participaram de workshops e aprenderam técnicas e formas de criar conteúdos que nunca pensaram e que, depois do GoPro Creator Summit, passaram a introduzir no seu dia a dia. Para os dois brasileiros participantes, aprender storytelling, ou seja, como contar histórias em seus conteúdos, foi um dos principais aprendizados durante a viagem. Além disso, Andrews e Nina buscavam dar um upgrade em suas captações de vídeo e áudio. “Aprendi a usar melhor meus vídeos e a fazer edições com histórias que vão mais direto ao ponto”, explica Nina. Um dos aspectos que foi introduzido na rotina de Andrews é escrever — literalmente — a história que o influenciador deseja contar. “Foi algo que ouvi, absorvi e comecei a usar em minhas criações”, conta.

Por fim, eles também contaram quais foram seus momentos preferidos e mais memoráveis da viagem. Nina conta que para ela foi a parceria de todos os creators convidados, todos se ajudando, dando dicas e mostrando como fazer novos conteúdos. “Todos estávamos juntos por um só propósito: aprender e criar conteúdo. Isso me marcou demais!”, conta a influenciadora. Para Andrews, seu momento preferido foi a última noite durante a recapitulação do evento. “Eu olhei tudo aquilo e pensei: ‘Eu faço parte desse time, dessa empresa!’, comemora o influenciador.

Infelizmente, a viagem teve fim, mas o Andrews e a Nina compartilharam algumas dicas valiosas sobre o que aprenderam durante o GoPro Creators Summit. Se liga:

Dicas para Storytelling, edição e captação

- Tente evitar aquela foto clichê! Procure novos ângulos, crie perspectivas e, principalmente, seja autêntico;

- Provoque identificação do público com o seu conteúdo! Crie emoção, faça com que sua história cative o público e que faça as pessoas se sentirem parte daquilo;

- Use e abuse dos acessórios GoPro! Eles existem para ajudar você a aprimorar e captar ângulos e cenas diferentes para seus conteúdos;

- Mescle o áudio original com a música escolhida;

- Faça vídeos curtos: Para conteúdos em vídeo que vão contar uma história, o ideal é terem até 60 segundos, com boomerangs/loopings de 3 a 6 segundos para o Instagram e vídeos de até 2 minutos e 30 segundos para o YouTube;

- Os vídeos podem ser organizados em tipos de cenas: action intro (mostrar o lugar e o que vai fazer/acontecer), character drop in (mostrar o personagem da história), action scene (cena de ação — mostrar o que está acontecendo de fato), breath (cena de respiro/descanso), rising action (voltar à cena de ação), clímax (cena com as captações mais radicais) e, por último, celebration (encerramento da história).

Melhor formato para fotos com a GoPro

- Foto em vertical 4:5 — Você já pode fazer a foto com a GoPro na vertical ou editar e recortar para este formato. Dica de ouro: quando a foto está na vertical tem uma performance muito melhor nas mídias sociais!

Melhor formato para vídeos com a GoPro- 2.7K — 4:3–60fps — PROTUNE ON • ISO 100/400 • EV -0.5 • SHARPNESS MEDIUM/LOW • WB: AUTO

Além disso, a Nina fez um vídeo super legal contando mais sobre sua experiência durante o GoPro Creator Summit 2019 e deu várias outras dicas de como captar conteúdos irados com a GoPro. Você pode conferir aqui: DICAS DE FOTO & VÍDEO GOPRO HERO7 • GOPRO CREATOR SUMMIT 2019 #Gopro

--

--