13 vezes que Gabourey Sidibe confirmou seu status de Ícone Fashion e um modelo a ser seguido em 2014 — comprovado por seu Twitter, claro

Atriz Gabourey Sidibe — 2014 Golden Globe Awards (Photo by Rodrigo Vaz/FilmMagic)

Lá em Janeiro de 2014, a estrela de Precious e rainha de American Horror Story Gabourey Sidibe, fez a jogada “ousada” de aparecer no Golder Globes. Você deve estar imaginando por que a aparição dela foi tão “ousada”. Afinal de contas, essa é uma atriz, cujo papel de Precious Jones em 2009 solidificou seu talento nas nossas mentes. Por que ela não apareceria numa cerimônia de premiação que celebra a excelência nos filmes e televisão? O “por que”, é claro, é que Gabourey é uma mulher plus-size. E não necessariamente o estereotipo da versão violão do plus-size que estamos acostumados a ver quando se trata de representação de mulheres gordas na mídia. As pessoas mal podiam esperar pra atacar sua aparição — para rir de sua “gafe fashion”, manifestada em um vestido branco usado por uma pessoa maior que o tamanho 38. Mas a realidade é que Gabourey matou a todos. Ela parecia perfeita, e nos meses que se seguiram, à moda de Gabourey Sidibe tem provado todas as vezes, que ela é uma mulher digna do status de heroína.

Em uma das muitas citações inspiradoras de Gabourey Sidibe, desde que essa beleza de ser humano surgiu em nossas telas, ela diz: “Ás vezes, quando estou sendo entrevistada por uma repórter de moda , eu posso ver em seus olhos, “Como ela não se sente culpada? Por que ela está tão confiante? Como é que ela lida com esse corpo? Oh meu Deus, acho que vou pegar ‘gordura’ (em referencia a pegar gripe, como se ser gordo fosse ser doente) “Ainda é tão chocante para as pessoas, tão revolucionário, de ver uma mulher grande sem o medo de ser vista — sem medo de mostrar seus talentos. Encontrar uma mulher de tamanho que está pronta contra atacar os inimigos, quase faz o mundo explodir.”

Vamos dar uma olhada em uma de suas outras observações: “Então quando você me pergunta como eu sou tão confiante, eu sei que na verdade você está me perguntando: como pode alguém como eu ser confiante?” E isso volta pra questão da sua aparição corajosa. Não deveria ser considerado algo bravo, sair de casa usando um vestido; colocar um bikini pra ir a praia; usar um shortinho no verão. Mas quando você é uma mulher gorda, fazer isso simplesmente se torna algo corajoso. Por um lado você se depara com trolls odiadores de gordos, que não hesitam ao te dizer que seu corpo é feio, errado e estragado. Por outro lado você se depara com pessoas que amam o que você faz e te dizem o quão sua pessoa é corajosa e inspiradora. Porque ainda é muito controverso ousar ser confiante ou se sentir linda sendo de um tamanho maior. Esperamos que um dia toda mulher e home, de todos os tamanhos, possam usar uma roupa de banho pequenininha pra ir à praia sem que isso seja um evento noticiável. Mas esse nível de aceitação está longe de ser realizável, e enquanto isso não acontece, são as celebridades como Gabourey que nos ajudam a chegar perto disso.

Assim como a tomada da questão da imagem corporal por Gabourey tem estado em perfeita sincronia com o movimento de aceitação gorda e empenho de um corpo positivo, ela também é uma espécie de ícone da moda, como provado em seu Twitter pessoal durante o ano todo. Não importa o fato de que “inimigos vão odiar”, ela parece se manter fiel a si mesma. O senso de humor, de ferocidade, de alegria e de deslumbramento que nos cativa na tela, também parece nos cativar fora dela. Quando olhamos para Gabourey estilo simples, mas maravilhoso, nós apenas queremos mais dele. Nós queremos mais dela — e eu, por exemplo, espero que vejamos mais em 2015. Enquanto isso, venha ver alguns de seus destaques fashions no Twitter:

  1. A VEZ QUE ELA APERFEIÇOOU O “PODER DA TIARA”

Ajudando a fazer “tiaras poderosas” o maior trending topic de 2015. Estou pronta.

2. A VEZ QUE SEU CABELO ESTAVA UM “GLORIA RETRO” PERFEITO

Sinto um novo remake de Hairspray, só que dessa vez será algo realmente genial.

3. A VEZ QUE ELA COMPROU NA TORRID

Não é emocionante quando celebridades compram no mesmo lugar que a gente? Claro que é, julgando por como as pessoas ficam quando a Queen Bey (Beyonce) vai até Topshop. A camiseta “grandinha” da Gabourey não só provou que ela pode se sair bem com a linha plus de lojas varejistas como muitas de nós também. Ela também deu honras a uma figura muito pouco debatida, mas que faz parte da cena central do hip hop de Nova York. (Ela usa nessa foto uma camiseta estampada com o rapper, já falecido, Notorious B.I.G)

4. A VEZ QUE ELA FOI BRANCA DE NEVE

Não só ela parece amar o Dia das Bruxas (como todo mundo deveria), mas ao se vestir como uma princesa ela mostrou, mais uma vez, que as mulheres de qualquer tamanho merecem se sentir e parecer com a realeza.

5. A VEZ QUE ELA FOI VESTIDA PELA MARCY GUEVARA

Quando a antiga colunista da Big Girl in a Skinny World e blogger do movimento de positividade corporal Marcy Guevara vestiu a sempre-brilhante Gabourey, mágica aconteceu. Em negrito, não ligo.

6. A VEZ QUE ELA USOU UMA BOLSA COM LANTERNA INTERNA

Um acessório lindo e ideal, embora um pouco esquisito e peculiar.

7. A VEZ QUE ELA NÃO SE PREOCUPOU EM SER FOTOGRAFADA NUM MAIÔ

Porque ela não deveria mesmo. Porque ela é estonteante. Porque beleza, sedução e glamour existem em qualquer tamanho. Mas também, porque ela é #livre (sem intenção dramática)

8. A VEZ QUE ELA PROVOU ESTAR SEMPRE IMPECÁVEL

O que dizer dessa foto? O vestido, a sombra, a bolsinha e o telefone são perfeitos para aqueles que adoram momentos de AAAAAAWWWWWNNN *-*

9. A VEZ QUE ELA SE CASOU

Bem, não de verdade. Mas ela usou um vestido maravilhoso e justinho, que quebrou dois grandes “não pode plus-size” de uma única vez (aquele de coisinhas apertadas e coisinhas brancas) e estava perfeita fazendo isso.

10. A VEZ QUE ESSES ÓCULOS DE SOL APARECERAM

Quem precisa de Ray Ban quando se pode ter o perfeito óculos de coração feito de plástico? Provando que coisas estranhas são apenas maravilhosas, sempre.

11. A VEZ QUE ELA EXPERIMENTOU

Não ter medo de parecer com uma grande trapalhada total, equivale ao status de ícone da moda instantaneamente em meu livro. Acho que dá até pra dizer que o cabelo e a sombra foram um pouco longe, mas não adorável do mesmo jeito? Experimentar estilos novos = tenho que fazer.

12. A VEZ QUE ELA MELHOROU O BATOM VERMELHO

Taylor Swift pode ter feito o batom vermelho, algo maior e mais brilhoso ainda em 2014. Mas Gabourey usou batom vermelho naquela premiação já citada do Golden Globes e um batom de cor forte sempre cai bem numa mulher forte.

13. A VEZ QUE ELA FOI UMA CABBAGE PATCH KID

Talvez não completamente. Mas essa sagacidade e charme dela fazem parte do quão amável ela é, assim como sua atuação ou sua beleza. Ela é uma mulher engraçada, inteligente, talentosa, deslumbrante e sábia. Ela quer ver uma mudança na forma como as coisas são feitas e percebidas e ela não tem medo de ser parte dessa mudança. Está esperando por um ano novo cheio de Gabby Sidibe. Todos nós precisamos dele.

Texto Original 13 Times Gabourey Sidibe Reified Her Fashion Icon and Role Model Status in 2014 — As Proven By Her Twitter, Obviously

Tradução originalmente postada em gordativismo.com.br