Vocês acham que emagrecer é ruim?

Gordativismo responde

Artista Dikke Dames

Recebi essa pergunta no meu perfil pessoal do Facebook e autorizada pelo seguidor, resolvi responder aqui!

O corpo humano aumenta e diminui seu peso ao longo da vida naturalmente. Às vezes a mudança de peso, pra mais ou pra menos, é resultado do seu dia a dia, algo natural, sem intenção.

Nenhuma de nós está aqui pra fazer julgamentos morais sobre perda de peso.

Estamos aqui, entre outras coisas mais positivas, pra julgar a moral de pessoas que julgam a moral de pessoas gordas.

O ponto principal é:
Perda de peso ou ganho de peso, por si só não é moralmente bom ou ruim.

E esse é o motivo pelo qual nós estamos de útero doído de pessoas tratarem gordos e gordas como se eles fossem ruins ou menos do que humanos simplesmente porque não perdem peso.

Um corpo gordo não é ruim. Um corpo magro não é ruim. Ser mais ou menos gorda ou mais ou menos magra (vulgo não-magra) não é ruim. Nenhum corpo é “ruim”.

  • Obrigar outros seres humanos a se encaixar no seu ideal de moralidade que é algo ruim.
  • Obrigar outros seres humanos a se enquadrarem no seu padrão de beleza que é ruim.
  • Se recusar a reconhecer seus privilégios como pessoa magra e usar esse privilégio conscientemente contra pessoas gordas que é ruim.
  • Acreditar que você é melhor que pessoas gordas que é ruim.
  • Não conseguir evoluir e nem ter pensamento crítico que é ruim.
  • Tratar os seres humanos ao seu redor como se eles fossem a escória da sociedade somente porque são gordos que é ruim.

Artista Dikke Dames

Aqui não é lugar de falar sobre perda de peso, o resto da sociedade toda já faz isso, sem dizer que não é apropriado nos pedir permissão pra perder peso (ou pra querer perder peso).

Nós não somos a Sociedade Secreta de Juízas da Santíssima Aceitação de Gordos e Gordas.

Não podemos te dizer se é ou não é legal emagrecer. Muitas pessoas a favor do movimento acham que você deveria fazer o que quiser com seu corpo desde que não venha tratar as gordas e gordos como bosta depois disso. E muitas pessoas que são contra o movimento Gordativismo QUEREM que você emagreça. Nossa permissão não vai mudar a cabeça de ninguém.

Você não precisa usar nossas palavras pra se justificar pras outras pessoas, do mesmo jeito que não é apropriado usar seu melhor amigo gay ou lésbica pra saber se viado e caminhoneira é algo legal a ser dito, pra depois você sair dizendo que não tem problema hétero usar essas palavras.
Se foda se você acha que pode fazer isso.

Por favor, apenas pare de nos perguntar se é ok ou não você emagrecer.

Outra coisa que recebemos muito é “Aqui vai um link pra um post/site/texto. O que vocês acham disso?”
Se é destilação de ódio a gordos é ruim. Se não é, tanto faz.

De novo, nós não somos a Sociedade Secreta de Juízas da Santíssima Aceitação de Gordos e Gordas. Nem nada do tipo. Vocês todos e todas são capazes de entender sozinhos se algo é gordofóbico ou não e ainda mais, perfeitamente capazes de decidir vão gostar disso do mesmo jeito ou não.

Já dissemos isso antes, em um dos textos antigos, mas repetindo: não somos exatamente um blog qualquer de aceitação de gordos e gordas. Este blog é sobre ativismo de gordos e gordas — embora nossa comunicação se volte para mulheres que é o público maior e também porque somos 4 lindas mulheres gordas, falamos de nós mesmas.

Nosso objetivo é falar de privilégio magro na esperança que as pessoas entendam, reconheçam e só assim — juntando o senso crítico — a desejada mudança da sociedade como um todo, incluindo racismo, machismo, misoginia e LGBTTQAfobia, que são assuntos frequentemente também abordados por nós, pelo viés gordo.

Mas de forma alguma, de novo, nós estamos aqui pra validar aquela coisa escrota que você ouve/assiste/lê/gosta, sabe que é gordofóbico e quer saber se uma de nós te dá “autorização” pra isso. Ou ainda te dar permissão pra emagrecer ou qualquer coisa do tipo. Somos apenas pessoas, mulheres, mães, estudantes, trabalhadoras, aspirantes de sonhos pessoais, pensantes e etc, assim como você. Espalhamos nossas opiniões e conclusões na internet, assim como você.