Amsterdã

Museumplein Amsterdã

E depois de passar por Madri e Bruxelas chegou a cidade que eu estava com maior expectativa: Amsterdã! Já fiz o post sobre o parque, teve que ser a parte porque ele é lindo, maravilhoso e mereceu um post único: Amsterdã — Keukenhof! Ele abre pouquíssimos dias por ano, o parque famoso pelas tulipas funciona na primavera e na de 2015 eu estive lá!

Amsterdã é uma cidade encantadora, moderna, com muitos museus e atrações, fiquei 4 dias por lá e tenho muita vontade de voltar. O período exato: cheguei em Amsterdã de trem no dia 10 de Maio 2015 e sai de lá também de trem no dia 14 de maio 2015, a facilidade de locomoção na Europa por trem é incrível, tanto que a minha próxima viagem que está sendo programada estou evitando ao máximo transporte aéreo, os trens são muito confortáveis, pontuais e o principal: a mala vai do seu lado, sem risco de perderem!

A primeira curiosidade quando comecei a pesquisar sobre Amsterdã, por que tem lugares que é escrito Amsterdã, outros Amsterdão e ainda Amsterdam, dúvidas e curiosidades como essa sanei no blog maravilhoso do Ducs, lá tem muitas informações pois ele é um brasileiro que mora lá. Clique aqui e leia mais.

O hotel/hostel que fiquei em Amsterdã é super bem localizado, recomendo pelo preço, localização e bom atendimento: Hotel Europa 92! As primeiras impressões quando cheguei em Amsterdã…Cadê os canais e cadê o tram ( trem de superfície, tipo o nosso bondinho)? xD O trem chega na praça principal, é uma loucura de bicicletas e trans para todos os lados, porém, na saída da estação tem guardinhas que orientam direitinho, para onde você tem que ir, onde comprar as passagens para o tram, sem dificuldades.

Heineken Experience Amsterdã

A dica é comprar o cartão para andar de Tram, esse cartão é vendido no centro de atendimento ao turista, fica nessa praça principal de chegada dos trens, como tem sempre um guardinha para ajudar é fácil, comprei sem dificuldades o cartão, ele é vendido a hora, comprei o de 72 h pois passei 4 dias em Amterdã! O difícil é só acostumar com o bip na entrada e na saída do tram, você passa o cartão quando entra e quando sai, pois ele computa em horas a passagem, parece complicado, mas é tranquilo; todo caso tem um guichê dentro do tram para cobrança, se errar o carinha vai te informar…principalmente quando vc tenta sair pela porta de entrada…tem bem grande em cima da porta qual é a entrada e qual é a saída xD

Antecipadamente para Amsterdã comprei ingressos do Heineken Experience e para o parque Keukenhof! Não comprei os ingressos dos museus, o único que fiz questão de ficar na fila para visitar foi o museu da Anne Frank! Tem muitos museus, mas eu preferi as atrações ao ar livre, pois a cidade é belíssima na primavera.

Barco do Heineken Experience

O dia do Heineken Experience foi muito divertido, a visita inclui um tour guiado pela fábrica da Heineken, contando toda a história da produção da cerveja, tem uma sala interativa, muito legal. Ao final todos acabam numa sala festa, com direito a dois chopes, música boa e possibilidade de ficar o quanto quiser, recomendo muito a visita.

Ainda tem um barquinho que te leva para um bar credenciado para continuar a festa, como eu estava com intuito de visitar um restaurante fiquei no meio do caminho, o barco é todo verdinho, vende-se mais bebida lá dentro e já é um tour incluído no preço do ingresso.

Saindo de lá fui atrás de um doce para equilibrar a glicose e achei uma torteria maravilhosa! A vitrine me chamou atenção com vários bolos decorados e internamente parecia uma casinha de bonecas, a linda e deliciosa: De taart van m’n tante, traduzindo esse nomão aí é tipo: A torta da minha tia! Para mim seria a torta da minha avó de tão gostoso.

Torta da De taart van m’n tante

Depois do dia muito bem aproveitado no Heineken experience foi a vez de visitar a principal praça de Amsterdã, a famosa, linda e ampla: Museumplain, lá ficam reunidos os museus mais famosos de Amsterdã, tem um espelho d’água lindo que se transforma em pista de patinação de inverno no inverno e tem pontos de venda de ingressos para algumas atrações, recomendo muito a visita. Eu ali entre o I e o A xD

Toda a extensão do espelho d’água.

Musemplein Amsterdã

Quando eu fui estava com uma exposição muito bonitinha nessa praça, tinham vários desses coelhos/patos, na verdade são os Muffys, mas eles estavam estilizados, abracei todos e tirei fotos xD Esse horário, claro assim na foto mas já passava das 9 da noite, o sol se põe bem tarde na primavera, o entardecer fica para as 10 da noite.

Muffy patinho
Mais Muffy em Amsterdã

No dia seguinte eu tinha uma reserva num restaurante fantástico, chamado: Moeders, na verdade fui nele bem no dia das mães, que é exatamente a tradução. Ele é pequeno, por isso exige reserva, a decoração são quadros com várias fotos de mães, você pode levar da sua e deixar lá! Super fofo! Nesse restaurante comi uma deliciosa lasanha vegetariana…quem me conhece sabe que odeio verdura e principalmente folhinhas verdes no prato, mas essa estava espetacular!

Lasanha vegetariana do Moeders
Decoração do Moeders

O dia de uma visita mais distante foi até o famoso parque dos moinhos, o nome é difícil de pronunciar, mas ele é lindo, gratuito e vale a visita. Zaanse Schans! O parque é muito lindinho, parece uma mini vila, com os famosos moinhos, casa de queijos, souvenirs e chocolate quente para esquentar da ventania que faz por lá. Fui de ônibus mesmo, peguei todas as dicas de como chegar de tran, barco ou ônibus no site do Ducs, deu certinho, fui sem guia, lá não é complicado de chegar e falam inglês para facilitar a vida. Comprei alguns chocolates e provei queijos maravilhosos! Não fui preparada para o vento…recomendo uma roupa mais quentinha mesmo em dia ensolarado, só para garantir um passeio mais confortável.

Parque dos moinhos
Queijos nos moinhos

A entrada é gratuita, a parte paga é entrar nos moinhos e visitar! Cada um tem sua peculiaridade, eu quis entrar num que vendia chocolate quente porque estava com muito frio e outro que era um típico moinho de vento mesmo, cortava madeira, tinha a porta que passava diretamente a madeira para o barco, era um moinho museu que contava toda a história de como os moinhos foram e ainda são importantes para os holandeses.

Entrada do parque

O parque permite a companhia de pets, andar de bicicleta e passeio de barco, não fiz nada disso porque ainda tinha um longo dia pela frente, mas aconselho, tirar uma manhã ou uma tarde para poder passear com tempo por lá. Fiquei completamente encantada com as buzinas para bicicleta e cata-ventos vendidos por lá, fiz até vídeo de um , para quem é fã de bike Amsterdã é um lugar maravilhoso e com vários acessórios para trazer de lembrancinha.

No parque dos moinhos

Depois do dia de muito vento nos moinhos foi a vez de conhecer a MELHOR COSTELINHA DEFUMADA que já comi na vida!!! Ok, meu parâmetro de costelinha só começou a ficar bom mesmo depois da Colômbia, eu só conhecia Outback, a da Colômbia já tinha me surpreendido bastante por ter mais carne e mais sabor, mas essa de Amsterdã, até hoje, me faz lembrar eu deliciosa ela é! O lugar que vende essa maravilha é o Café de Klos, é estilo pub, pequeno e lotado, tanto que só consegui sentar da na 2º tentativa de visita, mas vale muitooo a pena! A estrela da casa é exatamente a costelinha, tem a comum e a defumada, como não conhecia quis provar das duas, o que é bem possível pois tem um prato que é exatamente o mix…o negócio é preparar o buxo, porque é GIGANTE! Eu e namorado pedimos o que seria a porção para uma pessoa…e ainda sobrou. As cervejas também são muito boas, mas como o clima era de friozinho eu preferi o vinho que estava igualmente bom.

Costelinha defumada do Café de Klos

Minha cara de psicopata da costela deve explicar o sabor maravilhoso que ela tinha….muito bem alimentados voltamos para o hotel porque o dia seguinte era todo de Keukenhof! O post sobre este parque estonteante você pode acessar clicando aqui!

Em mais um dia de descobertas por Asmterdã resolvi visitar uma cidade próxima, estavam no páreo: Volendam, Roterdã, Gouda e Edam, a que o tempo e logística permitiu foi Volendam! As 3 são famosas pelos queijos e eu não podia, como amante da iguaria, deixar de conhecer a fonte.

Volendam é uma cidade pequena, beira um lago e é muito aconchegante. Para chegar lá também peguei rotas e estratégias no site do Ducs. A ida foi de ônibus apreciando uma paisagem desse tipo:

No caminho para Volendam

Observem que tem uma ciclovia, ou seja, para os apaixonados por bike tem uma rota também por esse meio de transporte para chegar até lá e a paisagem é linda!! Volendam para mim é um pier gigante, com várias lojinhas vendendo lembrancinhas, tem o museu do queijo que mostra toda o preparo do mesmo, muitos restaurantes bons e aquele ar de cidade do interior, aconselho a visita no dia da viagem que for: relaxar e apreciar a paisagem! Como estava no dia final em Asmterdã foi uma boa. Como fica ali na beira da água, a maioria dos restaurantes são especializados em peixes e frutos do mar…trabalho pra mim que não como nenhum dos dois encontrar uma alternativa…o almoço foi no lindinho Brasserie Cathrien! Que lugar lindo e que comida gostosa! Claro, o preço foi mais salgado um pouco, mas valeu muito a pena, tomei uma cerveja de cereja lá maravilhosa e a carne desmanchava na boca, além do visual: estou almoçando no deck xD

Almoço em Volendam

Amsterdã está no meu coração, uma cidade extremamente organizada, com muitas opções de transporte, atrações culturais, comida boa, tanto que a melhor de todas…o stroopwafel eu nem consegui tirar foto, era comprando e comendo xD

No pier de Volendam

Apesar da toda tecnologia e pessoas do mundo inteiro Amsterdã consegue manter o seu aconchego, essas cidadezinhas próximas são um primor, vida que passa devagar , calma e com muitas coisas gostosas. Eu fui com a ideia da cidade da liberdade, sexo, drogas e rock and roll, realmente a droga é liberada, a bebida também mas não é bagunçado não xD Os cafés são lugares onde é permitido o consumo e estão espalhados por toda cidade, eu nem entrei porque já tinha lido e não passaria muito bem lá dentro, mas são super comuns. A bebida, até absinto é facilmente encontrada nos bares, mas tem uma zona na qual é permitido beber, até tirei foto da placa, não é pra sair com a garrafa no meio da rua bebendo, até porque o trânsito de bicicletas é intenso!

A parte das flores é totalmente verdade! Tem um mercado de flores lindo, ele é flutuante e fica em um dos principais canais de Amsterdã! Passei lá correndo no último dia para comprar lembrancinhas e não tive tempo de tirar fotos, mas é fantástico, é possível comprar o bulbo das tulipas e trazer!! =)

Outra curiosidade é a famosa rua da luz vermelha, a vitrine com as prostitutas, sim ela existe, mas hoje em dia é muito mais turística do que realmente um ponto de trabalho!

Eu fui com o namorado, tinham várias pessoas passando por lá, crianças, adultos, idosos! Tinha todo tipo de gente se exibindo nas vitrines também xD Vi rapazes entrando e saindo das vitrines um pouco tímidos, afinal todo mundo que tá passando vê a pessoa entrando ou saindo, mas achei muito mais turístico, a famosa rua da luz vermelha é só para matar a curiosidade e tem restaurantes maravilhosos nas proximidades!

Não é permitido tirar foto lá, mas vale a visita para matar a bendita curiosidade de como é, não achei nada demais.

Enfim, Amsterdã é uma cidade de muita diversidade, tem atrações para todas as idades e gostos e com certeza deixa saudades no coração de quem já foi! ( o meu está inteiramente conquistado por ela)!

Até a próxima Gordice! =)