E Torres Del Paine foi assim….é um parque muito conhecido para aventureiros que fazem trekking! O parque tem toda uma estrutura de trilha e alojamentos para quem deseja fazer um dos circuitos, explico, o parque é famoso e sonho para quem ama ecoturismo e está disposto a caminhar por horas e horas e horas…xD Ok, agora vamos pra minha realidade, pessoa que odeia camping, mato e longas caminhadas principalmente no meio do mato!
Como expliquei no post sobre Puerto Natales, comprei o tour pra ir de van até Torres Del Paine, esse tour inclui somente o transporte e as paradas e explicações lá dentro, a entrada do parque é paga quando chegamos lá, pelo site do parque tem como acompanhar horário de funcionamento, regras, preços e mapas: Torres del Paine.
Paguei $18.000 pesos chilenos para entrar, lembrando que o ingresso vale por 3 dias! Pode ir num dia, voltar no outro, sem problemas e para quem vai ficar lá dentro fazendo a trilha por dias…também é o mesmo valor, Novembro é considerada alta temporada, na baixa temporada os valores mudam. Ao total o passeio custou $43.000 pesos chilenos, por conta da van para chegar até lá, geralmente quem vai fazer trekking pega o ônibus na rodoviária, no site do parque tem tudo isso explicadinho.
O tour inclui não só o parque, mas também uma visita a caverna do milodón, essa parada dura aproximadamente 30m, porque todos descem do bus, andam uns 10m num vento cortante até chegar na caverna xD e vê a estatátua do Milodón, é desnecessário, quando você está com o bendito parque em mente, mas né, tava incluso.
A próxima parada é na Villa Cerro Castillo, é tipo uma lanchonete, pra você tomar um chocolatinho quente, um café ou comprar alguns artesanatos e ,se precisar, mais apetrechos para o frio! Não é nada barato, fica no meio do nada e só os bus de turismo passam por lá, então não compre as lembrancinhas de viagem por aqui, eu só tomei um chocolate quente para preparar o corpo para o vento…e sim lá já venta muito, porque a área é toda descampada, só a casinha no meio do nada! xD O vento deve fazer a curva aqui…ou em Punta Arenas. Depois dessa paradinhas que é pra ser de 30m, mas sempre o povo se enrola fazendo os pedidos;…finalmente seguimos para a entrada do parque! Se tiver uma paisagem bonita ou algum animal o motorista para para tirar fotos, todo mundo na felicidade das fotos, ou, ao menos, os resistentes a forte ventania. Pra descer do ônibus eu já prepara luvas, gorro, pescoceira e tentava fazer uma pose decente…os sorrisos na foto é o vento me levando e eu tentando resistir, uma das primeiras paradas:

O parque é cheio de lagos, formados pelo derretimento das geleira e água da chuva, isso dá uma cor incrível na água! O motorista parava em todos para que pudéssemos tirar fotos. Perto de 13:00 é feita uma parada para almoço, num lugar fantástico!! Pode levar lanchinho para comer nessa hora ou comer no restaurante…eu, namorido e muitos outros preferiram comer nas mesinhas de picknick que ficam ao lado do restaurante, apreciar a vista e fazer aquele lanche dos sonhos olhando a paisagem:
Essa parada é mais longa, em torno de 1h30, tem o lago na frente, belíssimo para tirar fotos e um morrinho…foi nesse morrinho que eu pensei que ia ser levada e tomaria um banho no lago gelado. Fui lá tirar fotos…foi só fazer a pose que o vento começou, e foi um desespero pra guardar o celular e o pau de selfie e se equilibrar e não cair xD; compilação dos melhores momentos:



Os momentos de pânico e descer com o vento empurrando passaram e consegui tirar uma foto só lá embaixo…não deu pra mim xD! Após a parada para o almoço o passeio continua…para um lugar um pouco mais difícil,rs. Tanto que é perguntado aos passageiros quem quer ficar no estacionamento com o bus e quem quer fazer uma caminhada, contemplando o Lago Grey…,detalhe a caminhada é por uma praia cheia de pedrinhas por um caminho que já foi coberto pela geleira! É frio, venta, se o vento tiver a seu favor é bom porque já ajuda na caminhada, agora se tiver contra..lascou!
Depois desse terrorismo, veja nas fotos se vale a pena:
Pra tirar essa última foto é necessário subir num mirante…só fui até a metade, já tava bom pra mim, só pensei na volta, já estava ofegante, andar nessas pedrinhas não é nada fácil! Também dá a dimensão ali da caminhada, observa-se toda a borda que temos que andar pra chegar até o mirante, é perto, 25 minutos caminhando, mas coloque frio e vento e as coisas complicam.
Esse é o Lago Grey e o iceberg que se soltou da geleira, sempre se solta algum, a geleira é ernomeeeee, mas em pensar que ela ocupada o lugar que tem o lago e que eu estava caminhando deu um certo pânico…o negócio está diminuindo e derretendo com o tempo.
É possível chegar aí fazendo uma maravilhosa navegação, infelizmente eu não tive tempo pra isso, é mais ou menos uma semana passando por vários lagos cortados pelas geleiras, deve ser emocionante.
Recomendo muito tentar essa caminhadinha, o panorama é lindo e as imagens que ficam gravadas na cabeça as fotos nunca conseguem traduzir.
Depois dessa parada é hora de pegar o caminho de volta…com animais, mais laguinhos e paisagens lindas:

Depois do dia todo no parque, sim é o dia todo, porque demora pra chegar lá, tirar fotos, paradas pra lanche e afins; a fome dominou na chegada, passei o dia todo com lanchinhos, então depois de chegar na pousada, tomar um banho para aquecer…bateu aquela fome, voltei ao Baguales para comer o super sanduba.
No último dia em Puerto Natales a fome estava grande e só viajaria no outro dia cedinho, então fui em busca de algo bom, barato e nutritivo xD Achei um restaurante de nome suspeito mas comida boa: La Picada de Carlitos; Puerto Natales tem muitos: assadores, você passa na frente do restaurante e tá lá assando uma super costela de cordeiro, mas eu já tinha pesquisado e era um pouco caro e não sou muito fã de carne de cordeiro, então fui em busca de algo mais simples e com bom custo benefício.
Almocei onde os locais almoçam, essa era a propaganda em todas as mídias sociais; e realmente foi verdade, olha o tamanho do prato:


Os pratos são muuitoooo bem servidos, é só carne e batata, mas o bife deve ter uns 800g, falando sério, eu pedi um bife de chorizo e namorado uma parmegiana, quase morremos de tanto comer! Saí de lá rolando e ainda sobrou comida! Essas batatas em formato de bolinhas são deliciosas e a carne também, super macia! Recomendo quando estiver com super fome ou para dividir o prato xD
E ali, na última tentativa, um lugar que eu tinha marcado pra ir no primeiro dia mas sempre estava fechado, ou porque era feriado, ou porque eu acertava bem o horário da siesta ou porque já tinha fechado…foi difícil, mas na 3º tentativa eu consegui e valeu muitoo insistir!!
A Chocolateria Dulce Patagonia tem fama e faz jus a fama, é um ambiente lindo, parece casa de boneca e as tortas, chocolate quente, café, docinhos, são DIVINOS!!

Nesse dia, que consegui ir lá, fiquei na porta esperando abrir,rs, no banquinho da frente, passando frio…porque ô lugarzinho que venta é Puerto Natales…até eu conhecer Punta Arenas e mudar de opinião!
Olha que parede linda, os sabores…sou suspeita pra falar! Se não me engano minha torta era um mix de 4 chocolates e do namorido era uma folhada de frutas vermelhas, o meu era chocolate quente e o dele um submarino, tinha whisky!
Tomar chocolate quente no frio é outro mundo, o sabor muda e o corpinho agradece.
Enfim, essa foi minha experiência no maravilhoso parque Torres Del Paine! Espero que amigos mais corajosos relatem como são os circuitos xD Porque depender de mim só por fotos mesmo,rs.
Até a próxima gordice =)