A grandeza de uma nação

“(…) de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! ”. (Gênesis 12.2)

No que consiste a grandeza de uma nação? O que mais frequentemente se diz a respeito do seu país, sobre o povo e o governante? Você poderia dizer, com sinceridade, que se orgulha de sua nação, ou por vezes você tem a expectativa de pertencer à outra?

Abrão pertencia a uma nação pagã, cujas características e práticas nunca seriam suficientes para uma grande nação. Então, Deus chamou Abrão prometendo que, por meio dele, uma grande nação abençoada seria constituída. Vale notar que enquanto em Babel eles queriam ser grandes e chegar aos céus pelo próprio esforço, Deus desceu até Abrão prometendo-lhe uma grande nação e o engrandecimento do nome. Isso demonstra que Deus é quem se achega ao ser humano, chamando-o para ser parte de sua família, ser abençoado e ser bênção por toda vida.

Assim como Deus chamou Abrão, ele continua a chamar homens e mulheres por meio do evangelho para fazerem parte desta grande nação: a família de Deus! É uma nação numerosa porque consiste de todos os que foram chamados por Deus no decorrer da história para andarem com ele a cada dia. É uma nação preciosa porque Deus quis demonstrar sua graça ao constituí-la e colocar seu nome sobre cada cidadão. E a sua grandeza decorre do próprio Deus!

Provavelmente a nação que consta na sua certidão de nascimento, ou a nação em que você vive, já foi motivo de frustração e desesperança, o que continuará acontecendo! Lembre-se de que somente os que fazem parte da grande nação que é a família de Deus, são verdadeiramente felizes e têm esperança no porvir. Você já faz parte desta grande nação? Sê tu uma bênção!