Ansioso? Eu???

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readAug 25, 2023

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir”. (Mateus 6:25 — NVI)

Ah, a ansiedade! Que atire a primeira pedra quem nunca teve esse problema. Nunca se falou tanto em saúde mental como nos últimos anos. Ouvimos muito falar em crises de ansiedade, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), pânico, burnout e depressão. Dizem que a depressão, por exemplo, é o mal do século. Segundo um relatório apresentado em 2017 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de casos de depressão aumentou 20% entre 2005 e 2015, que afeta 322 milhões de pessoas no mundo (quase a população dos Estados Unidos) e 11,5 milhões de brasileiros (praticamente a população da cidade de São Paulo). Com uma infinidade de possíveis sintomas que vão desde pálpebra tremendo, boca seca e falta de ar até dor no peito, angústia e falta de memória, essas doenças afetam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Em um dos mais belos e profundos textos da Bíblia, o Sermão do Monte, Jesus também trata deste assunto. Mas antes de refletirmos sobre que ele diz, precisamos deixar bem claro o que ele NÃO diz. Primeiro, Jesus não diz que não precisamos trabalhar. Não significa que agora podemos ficar em casa o dia todo esperando que Deus derrame dos céus as suas bênçãos. Em segundo lugar, ele também não diz que não devemos fazer planos. Jesus mesmo fala em outro momento: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lc 14:28 — nesse texto Jesus está falando que devemos ter consciência de que devemos renunciar tudo para segui-lo). Portanto, Jesus não proíbe o trabalho nem o planejamento para o futuro, mas a preocupação ansiosa! Quando as preocupações tomam conta de nossas vidas de tal forma que não temos tempo para Deus, nos esquecemos que na verdade é ele quem nos dá o que precisamos. Sim, a primeira coisa que devemos nos lembrar é que o nosso sustento vem dele!

--

--