Aprovação de Deus ou dos homens?
“Acaso estou tentando conquistar a aprovação das pessoas? Ou será que procuro a aprovação de Deus? Se meu objetivo fosse agradar as pessoas, não seria servo de Cristo”. (Gálatas 1:10 — NVT)
Qual é sua atitude em relação aos outros? Você busca aprovação das pessoas o tempo todo? Ou então, está sempre preocupado com o que estão pensando sobre você? Muitos de nós lutamos constantemente contra esse excesso de desejo por conquistar a aprovação dos homens, outros, fazem sem perceber. Você pode perguntar: “E qual o problema em querer ‘agradar’ alguém? Será que isso é pecado?”. Bom, depende. Claro que não há nada de errado quando o desejo de agradar é uma demonstração de amor e carinho, como comprar flores para a esposa, fazer a comida que o marido gosta, ou até presentear seu filho com aquele brinquedo que ele tanto queria. O problema inicia quando esse desejo de agradar ou de ter a aprovação do outro (de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas) faz com que você dê tanta importância ao que ele pensa, chegando ao ponto de “adorá-lo”. Não é difícil ver pessoas que temem tanto a desaprovação alheia que se tornam verdadeiros escravos desse seu “deus”. Isso mesmo, a busca incessante pela aprovação do homem pode se tornar idolatria.
No trecho acima, Paulo está introduzindo o que será seu testemunho de como foi chamado por Cristo, por sua graça. Ele inicia deixando claro que o evangelho elimina por completo o desejo de agradar o homem. E mais, diz que se tivesse o objetivo de agradar pessoas, não poderia ser servo de Cristo. Isso é muito importante: Quando nos tornamos filhos de Deus pela fé em Jesus, compreendemos que ele se agrada quando olha para nós porque vê Cristo (3:26–27). Nós, cristãos, sabemos que somos plenamente amados e completamente aceitos por Deus através de Jesus! Nesse momento, passamos a nos dedicar a agradar a Deus não para sermos salvos, mas em gratidão porque ele já nos salvou! O evangelho nos dá a certeza da completa aprovação do Criador do universo. E, cá entre nós, se você tem a aprovação de Deus, por que iria buscar aprovação dos homens?

