Imagine

“Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2:44–47 — NVI)

Sempre que leio esse trecho da bíblia em Atos onde fala sobre o início da igreja com os apóstolos, eu me lembro da música “Imagine”, de John Lennon. Há um trecho desta música que diz: “Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz (…) Imagine não existir posses, me pergunto se você consegue. Sem necessidade de ganância ou fome, uma irmandade do homem. Imagine todas as pessoas compartilhando todo o mundo”. — É incrível perceber que muitos desses sonhos de John Lennon foram realmente experimentados pela igreja cristã, quase 2 mil anos antes da música ser escrita.

Mas você deve estar pensando: “Isso não pode ser possível. Não existe um mundo tão perfeito”. Ou talvez: “Isso aconteceu porque eram os apóstolos, nunca aconteceria hoje.”.

É bem verdade que o mundo em que vivemos está longe de ser perfeito. Sabemos que o pecado, o diabo e o mundo tentam constantemente nos afastar de Deus e dos seus desejos. Mas quando decidimos andar nos caminhos de Deus e entregamos nossas vidas a Cristo, temos a companhia e o auxílio do Espírito Santo. Esta nova vida nos dá uma nova percepção das coisas. Começamos a deixar de lado todo egocentrismo e desejo de ser como Deus (pecado de Adão), e passamos a olhar para o próximo. Então poderemos experimentar um pouco desta experiência da igreja de Atos. Ah, se John Lennon soubesse …