Justificação
“Sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.” (Gálatas 2:16 — NVI)
Quando lemos a Bíblia, podemos passar por algumas palavras que não compreendemos direito, mas que são essenciais para a nossa vida cristã. “Justificação” é uma delas. Se você, como eu, cresceu em um ambiente cristão, já ouviu muitas vezes essa palavra. Mas será que você sabe o que ela quer dizer? No entanto, se você não cresceu em um ambiente cristão, pode ser que tenha um entendimento totalmente equivocado do seu significado. Justificação, na Bíblia, não é argumentar em sua própria defesa ou em defesa de outra pessoa, também não é o ato de reunir provas para declarar alguém inocente. — Na Bíblia, “justificação” é o oposto de “condenação”. Significa que em Cristo nós não somos condenados, mas declarados justos diante de Deus. Ele nos aceita apesar do nosso pecado porque Jesus pagou a nossa dívida. Alguém pode perguntar: E isso é justo? Jesus, que nunca pecou, pagou o preço do meu pecado? Não, isso é AMOR!
O apóstolo Paulo também diz que nós somos justificados pela fé em Cristo, e não pela obediência à lei ou por fazermos o que é certo. É incrível como essa verdade liberta! — Quando alguém obedece a Deus sem saber se realmente foi aceito por ele, estará fazendo isso apenas para ganhar sua recompensa, é pura barganha. Assim, esta pessoa pode até ir à igreja, ler a Bíblia, ajudar os necessitados e ser muito religiosa, mas com o único objetivo de que Deus a livre do fogo do inferno. O problema é que ninguém será justificado por sua obediência, porque ninguém é capaz de se tornar aceitável para Deus, que é santo e puro. — Mas quando aprendemos o conceito de justificação, que somos imediatamente aceitos por Deus por nossa fé em Cristo, entendemos que “já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1)! Assim, eu sou livre para viver para aquele “que me amou e se entregou por mim” (v.20)! Sou livre para viver para Cristo!

