Líderes ou manipuladores?

“Agora ouve minha voz. Eu te aconselharei e Deus será contigo: tu estarás diante de Deus para o povo e farás chegar a ti os assuntos divinos. Então tu os iluminará com os estatutos e instruções, e os fará conhecer o caminho no qual andarão e o trabalho que deverão fazer.” Ex 18:19–20

Uma das maiores críticas às religiões contemporâneas, em especial aquelas na mídia ou distantes de nós, é sua vocação para manipular seus fiéis. Entretanto, poucos explicam a diferença entre líderes e manipuladores e acabam, ironicamente, a agravar a situação das pessoas que são aprisionadas por tais indivíduos. Como discernir líderes de manipuladores?

Moisés é apresentado como um líder inato, mas inexperiente. Ele apresentava iniciativa desde o princípio (Ex 2:11–14, 15–17), entretanto inconsistente. Primeiro tentou liderar sem povo (Ex 2:14) e, depois, queria deixar o povo sem líder (Ex 3:11; 4:1,10,13,18). Aqui, embora stabelecido, ainda faz sua liderança pesar (heb. kābēd) sobre si e o povo (Ex 18:13–18).

Então Jetro, sacerdote de Midiã (heb. kōhēn midyān), o aconselha. Aconselhar (heb. yʿṣ, cf. Nm 24:14) nesse texto é mais que um “parecer”, mas um oráculo divino. É uma conversa entre profetas, que sabem: “buscar” (heb. drš, v.15) e “ver” a vontade divina (heb. ḥzh, v.20) e, diante de Deus (heb. mûl, v.19), conhecem os assuntos/palavras divinos (heb. dābār, v.19).

Esse “conselho” que fez Moisés finalmente se tornar um bom líder para o povo israelita. Além de continuar frente a Deus para o povo, Moisés deveria “os iluminar” (heb. zhr), isto é, trazer a vontade divina ao povo. E ele o faria ensinando os estatutos (heb. ḥōq) e as instruções (heb. tōwrâ) de Deus a eles, para que o soubessem a forma de andar e agir no dia a dia.

Hoje, definimos líderes por habilidades ou empatia. Mas essas características podem ser usadas para manipular. Jetro não aconselhou habilidade ou empatia a Moisés, mas lhe fez dar autonomia ao povo! Moisés se tornou um líder quando ensinou o povo a caminhar e pensar por si. Se seu “líder” não lhe dá autonomia, cuidado, ele pode ser apenas mais um manipulador!

Like what you read? Give Silas Klein a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.