O perigo da ganância

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readJul 18, 2023

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mateus 6:24 — NVI)

O mundo de hoje tenta nos convencer o tempo todo que só seremos realmente felizes e realizados quando tivermos em nosso bolso o mais novo celular, quando tivermos em nossa garagem “aquele” carro, quando conseguirmos morar em uma bela casa “naquele” bairro de luxo, quando alcançarmos sucesso profissional, prosperidade financeira e prestígio. Resumindo, como alguém já disse, “somos levados a comprar o que não precisamos com o dinheiro que não temos para mostrar aos amigos que mal conhecemos aquilo que na verdade nós não somos”. Loucura total!

No conhecido sermão do monte, Jesus também fala sobre o perigo do dinheiro. Aliás, esse é um tema recorrente nas falas de Jesus pelos evangelhos. Ele fala muito mais sobre o perigo da ganância do que sobre a imoralidade sexual, por exemplo. Significa que é um assunto que devemos levar a sério. Jesus deixa claro que o dinheiro nos escraviza. Em um contexto em que muitos eram escravizados pelo Império Romano, todos os ouvintes sabiam muito bem que um escravo nunca poderia ter dois donos. O dinheiro nos torna escravos. Não somos nós que temos dinheiro, é o dinheiro que nos têm. E, quando somos escravos do dinheiro, nunca poderemos nos dedicar a Deus, porque ambos precisam de exclusividade.

Talvez você esteja pensando: “Bom, esse problema eu não tenho, afinal, não tenho dinheiro!”. O mais interessante é que a pessoa não precisa ter muito dinheiro para ser escravizada por ele. Muitas pessoas que não têm recursos ou que passam por dificuldades financeiras, ainda são dominadas pelos desejos de “ter”, “ser” e “poder”. No fundo, pensamos que se tivermos dinheiro, seremos capazes de resolver todos os nossos problemas sozinhos; teremos condições de fazer o que quisermos e quando quisermos. Esse senso de independência e poder é exatamente o que nos afasta de Deus porque, na verdade, somos completamente dependentes dele!

--

--