O protagonista do Natal

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readDec 24, 2023

“A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel que significa ‘Deus conosco’.” (Mateus 1:23 — NVI)

24 de dezembro, véspera de Natal. Fala-se muito sobre Natal, mas não escuto quase ninguém falando sobre Jesus. É como se estivéssemos em um período de eclipse solar, onde todos comentam sobre o eclipse, estão ansiosos para vê-lo, mas ninguém fala sobre o sol.

Não devemos ignorar o protagonista do Natal. Na verdade, não devemos ignorar o protagonista da história. Muitos imaginam Jesus como se fosse simplesmente um grande sábio, um mestre ou alguém que deve ser ouvido e respeitado. Mas será que é só isso? Quem foi este homem, que viveu há mais de dois mil anos e até hoje sua história é contada? Quem foi este homem, que dividiu a história em “antes dele” e “depois dele”? Quem foi este homem, que muitos insistem em ignorar como se ele não existisse?

A Bíblia ensina que Jesus é o próprio Deus encarnado. Neste ponto, você deve concordar que não pode haver meio termo quando falamos dele. Quando Jesus afirma ser Deus, ou devemos cair aos seus pés e lhe entregar a própria vida, ou devemos fugir dele com raiva. — E é exatamente isso que nós vemos quando lemos os evangelhos. Você nunca vai ver alguém que, após ter ouvido Jesus falar, tenha ficado indiferente. Ou as pessoas entregavam suas vidas a ele, ou tentavam matá-lo. — Infelizmente, nós vivemos em um mundo em que as pessoas claramente não entendem isso. Mesmo entre as pessoas que se dizem cristãs, muitas delas não têm a real percepção das implicações que isso deveria gerar em suas vidas. Se Jesus é Deus, significa que não existe esse negócio de ser um “cristão moderado”. Se Jesus é Deus, significa que é impossível considerá-lo apenas aos finais de semana quando vamos à igreja. Se Jesus é Deus, significa que é impossível escolher os ensinamentos que queremos ou não seguir. Se Jesus é Deus, significa que é impossível celebrar o Natal e ignorar completamente o verdadeiro protagonista da história. Portanto, neste Natal, celebre Jesus. Celebre o próprio Deus encarnado e entregue sua vida a ele.

--

--