O que te satisfaz?

“Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’. A mulher lhe disse: ‘Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água’. Ele lhe disse: ‘Vá, chame o seu marido e volte’.” (João 4:13–16 — NVI)

O que te faz feliz? O que te satisfaz? Alguns acreditam que uma boa carreira profissional seja o bastante para sua realização pessoal; outros, apostam no dinheiro ou nos benefícios que ele traz; outros imaginam que se tiverem um bom casamento e uma família feliz, isso será suficiente. Mas será que alguma dessas coisas é capaz de nos satisfazer completamente?

No diálogo acima, Jesus conversava com uma mulher samaritana. No início da conversa, ele pede água a ela (era meio-dia e eles estavam ao lado de um poço). Depois, Jesus usa a água como uma metáfora em referência ao Espírito, que dá nova vida. A mulher não entende a metáfora (“água viva” também poderia significar “água corrente”), e fica confusa. Então, ele pede para ela chamar seu marido. — Ela tinha tido cinco maridos, e o homem com quem estava agora não era seu marido (4:18). — Por que Jesus muda de assunto? Eles não estavam falando de água?

Na verdade, Jesus não mudou de assunto. Quando pede para a mulher chamar seu marido, Jesus está apenas indicando onde ela estava buscado sua satisfação: nos homens, nos seus relacionamentos. E você, onde tem buscado? — A verdade é que somente através de Jesus podemos ter satisfação completa. Se basearmos nossas vidas em nossa carreira, no dinheiro, nos bens materiais, no casamento, ou mesmo em nossa religiosidade, nunca preencheremos o vazio dentro de nós. Estas coisas podem ser boas sim, mas nenhuma delas nos satisfaz completamente. Somente em JESUS encontramos plena satisfação, paz, alegria e vida eterna! Então, pare de procurar!