O que tem valor?

“O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.” (Tiago 1:9–10)

Quem nunca ouviu a frase: “Dinheiro não é problema, é solução”? Ela resume bem a filosofia do mundo em que vivemos. Um mundo capitalista, que tenta nos convencer a qualquer custo que “ter” é mais importante que “ser”. As crianças já são estimuladas ao consumismo desde cedo através dos comerciais de TV; adolescentes procuram ser aceitos em seus grupos pelas grifes de roupas e tênis que usam; jovens são estimulados a escolher suas carreiras não mais em função de suas habilidades e interesses, mas em função dos salários que podem alcançar. Em nossa vida adulta, sempre tentam nos convencer que a marca “X” de carro é melhor; que “temos que comprar” a versão mais recente de celular; que não podemos viver sem aquele laptop … e por aí vai.

O dinheiro nos dá uma falsa sensação de poder: Se roubarem meu carro, tenho seguro; se tiver alguma doença mais grave, tenho plano de saúde; e assim vivemos, pensando que temos o controle de nossas vidas e nos achando imortais. Tudo ilusão. Porque somos como a “flor do campo”.

Em sua carta, Tiago estimula os pobres e ricos da igreja a se orgulharem. Enquanto no mundo capitalista rico e pobre estão em posições muito distintas, no reino de Deus não existe diferença de status ou posição social! Por isso, aos olhos dos que estão fora, quando um rico entra na igreja com um pobre ele estará se humilhando, e quando um pobre entra na igreja com um rico, estará subindo de status. Mas em Cristo somos todos iguais. No reino de Deus somos valorizados pelo que temos em Cristo, não em nossa conta bancária! Ah, e podemos até ter a falsa impressão que temos o controle de alguma coisa, mas na verdade não temos. Quem tem o controle de todas as coisas é Deus!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.