O sinal do natal

Timóteo Klein Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readDec 23, 2017

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Isaías 7.14).

Quais são os sinais que indicam que o natal está se aproximando? Quando a noite cai, ao observar a vista da janela mais próxima, dificilmente você não verá luzes piscantes em meio a escuridão, enfeites coloridos e, talvez, até bonecos de neve de algodão. A despeito das circunstâncias e do noticiário, a atmosfera parece mudar por alguns instantes.

O texto de Isaías 7.14 é sempre lembrado no natal, mas nem sempre dentro do seu contexto. Era um período extremamente difícil e nebuloso para Judá, de disputa política e militar que gerava preocupações e temores. É interessante como nesse momento Deus permite que o rei Acaz peça um sinal que o encorajasse diante das dificuldades, mas Acaz rejeita (Is 7.11–12). Mesmo assim, Deus concede um sinal: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”. Que sinal é esse? Seria alguém do tempo de Acaz? Ou, por ser um sinal da parte de Deus, apontava para um momento específico e especial? Acaz precisava confiar no que Deus faria mais de 700 anos depois: enviaria um Salvador, o Emanuel nascido de uma virgem!

De alguma maneira, nossa realidade nos causa preocupações, temores e insegurança. Talvez até desejemos que Deus nos dê um sinal para nos encorajar! Qual sinal você pediria? Quais problemas você gostaria que fossem resolvidos e quais realizações concretizadas?

Será que alguma coisa deste mundo seria suficiente para fortalecer nossa fé em Deus? O sinal prometido a Acaz, e cumprido no tempo de José e Maria, é sempre suficiente. Deus não prometeu que resolveria todos os nossos problemas e realizaria nossos sonhos. Ele prometeu um Salvador! Seja qual for sua situação, confie no que Deus fez há mais de 2000 anos atrás, enviando Jesus para trazer salvação ao que nele crê. O sinal do natal é suficiente para você?

--

--