Observem as aves do céu!

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readAug 29, 2023

“Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa? Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros?” (Mateus 6:25–26 — NVI)

Jesus é incrível! Quando ensinou seus discípulos sobre como deveriam lidar com as preocupações da vida, ele usou diversos tipos de argumentos para acalmar seus corações. Ele usou, inclusive, argumentos lógicos, racionais, provando por A + B porque não deveriam se preocupar.

Primeiro, Jesus diz: “Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?”. Esse argumento parte do “maior para o menor”, ou seja, se Deus nos deu a vida (que é muito maior), será que ele não será poderoso o suficiente para nos dar o que comer e o que vestir? Pense por um minuto em como a nossa vida é complexa. Quando observamos o desenvolvimento de uma criança no ventre de sua mãe, percebemos que é algo incrível, um verdadeiro milagre! E se é Deus quem dá a vida, não deveríamos ficar preocupados com coisas menores. Essas coisas não devem nos deixar ansiosos ou preocupados.

Em segundo lugar, Jesus diz: “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”. Esse argumento usa a lógica inversa do anterior, ou seja, parte do “menor para o maior”, ou seja, se Deus cuida dos pássaros (que são menores), por que não cuidaria de nós? Quando nos preocupamos, mostramos que não aprendemos nada com a criação. Você já viu algum passarinho estressado, tomando remédio para ansiedade ou depressão? Já viu algum passarinho preocupado com o futuro, armazenando alimento em celeiros? Permita que os pássaros te ensinem! Se pudessem, eles diriam como Deus os sustenta. Se Deus cuida assim das aves do céu, quanto mais nós, que fomos criados à sua imagem!

--

--