Perdão que transforma

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readDec 7, 2023

“Seu Pai celestial os perdoará se perdoarem aqueles que pecam contra vocês. Mas, se vocês se recusarem a perdoar os outros, seu Pai não perdoará seus pecados.” (Mateus 6:14–15 — NVT)

O perdão talvez seja um dos temas mais importantes da vida cristã, mas, ao mesmo tempo, é um dos menos ensinados e menos comentados dentro de nossas igrejas. Nossa cultura vê o perdão como um processo íntimo e emocional, mas a bíblia ensina que o perdão é uma disciplina comunitária, e que todo aquele que se chama cristão deve praticar. Depois de ensinar seus discípulos a orar, Jesus faz uma declaração surpreendente e estarrecedora. Segundo Jesus, ou você perdoa, ou você se chama cristão. Ou uma coisa, ou outra. Neste momento, se você é alguém que conhece o evangelho, pode estar pensando: Como assim?! O evangelho não diz que nós não somos salvos por nossas boas obras, nem por nosso desempenho moral? O evangelho não diz que nós somos salvos pelo que Jesus fez, e não pelo que nós fazemos? Será que Jesus está dizendo que se nós perdoarmos, por isso, iremos para o céu, e se não perdoarmos, por isso, iremos para o inferno? Será que Jesus está dizendo que o perdão que Deus nos oferece depende do perdão que oferecemos ao próximo?

Não. A mensagem do evangelho é clara quando revela que a salvação é somente pela graça, por meio da fé em Jesus Cristo. Nossas obras nunca seriam suficientes para nos tornar aceitáveis diante de Deus. O que ele está dizendo é que se você se recusar a perdoar alguém, este é um sinal, uma evidência de que na verdade você nunca abriu o seu coração para o perdão de Deus. — Existem duas árvores, uma ao lado da outra. Aparentemente as duas árvores estão bem, mas apenas uma delas tem frutos. Imediatamente nós presumimos que uma árvore está saudável, mas a outra está doente ou está morrendo. Veja, não é o fruto que dá vida à árvore, mas o fruto revela que a árvore tem vida. Jesus está dizendo que não existe melhor maneira de saber se você tem ou não um relacionamento real com ele do que quando você perdoa ou não aquele que te ofende.

--

--