Quem você adora?

Dirceu Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readMay 30, 2023

“Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos. Trocaram a grandeza do Deus imortal por imagens de seres humanos mortais, bem como de aves, animais e répteis. […] Trocaram a verdade sobre Deus pela mentira. Desse modo, adoraram e serviram coisas que Deus criou, em lugar do Criador.” (Romanos 1:22, 23, 25 — NVT)

Todo ser humano, sem exceção, vive por algo. Todo ser humano, sem exceção, deposita sua esperança e confiança em algo. Todo ser humano, sem exceção, olha para alguma coisa e diz lá do fundo do seu coração: “Se eu tiver isto, minha vida terá significado; se eu tiver isto, valerá a pena viver; se eu tiver isto, serei alguém”. Isso pode acontecer consciente ou inconscientemente, mas todo ser humano, sem exceção, adora algo ou alguém. Nós somos criaturas “télicas”, significa que fomos criados com um propósito e temos de viver por algo. A bíblia ensina que fomos criados para adorar a Deus, mas se Deus não for prioridade em nossas vidas, outra coisa será. E é exatamente isso que passará a nos controlar. Vai definir nossos sonhos, nossos desejos, nossas atitudes e nossa identidade.

Somos especialistas e criar ídolos. Nos entregamos a qualquer coisa ou pessoa com um afeto tão excessivo, que ela facilmente toma o primeiro lugar em nossas vidas. Não pense que idolatria é coisa do passado ou de povos primitivos. Não pense que a idolatria se resume à adoração de imagens esculpidas ou da adoração do sol, da lua ou das estrelas. Um ídolo é qualquer coisa ou pessoa que ocupe o lugar de Deus em nossas vidas. Pode ser o dinheiro, o poder, sexo, fama, pais, filhos, cônjuge, amigos, lazer, propriedades, ideologias, a religião, a igreja, um líder religioso ou você!

Do ponto de vista de Deus, esse é um comportamento de “tolos” porque, ao fazer isso, destruímos a ordem criada. Trocamos a verdade pela mentira. Trocamos a grandeza do Deus imortal para adorar o que é feito. Passamos a adorar e servir coisas criadas ao invés do Criador. Não se engane, só existem duas opções: ou adoramos o Criador, ou adoramos algo que foi criado. Quem você está adorando agora? Pelo que você vive?

--

--