Somente a Escritura

Timóteo Klein Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readOct 3, 2017

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2Tm 3.16–17)

A Bíblia é reconhecidamente o livro mais vendido e distribuído no mundo, de todos os tempos. Isso é tão impressionante que é praticamente impossível precisar quantas cópias já foram produzidas, em todas os idiomas e versões existentes. Apesar disso, mais importante do que a quantidade de impressões é sua procedência, utilidade e propósito.

O texto citado declara que toda a Escritura (de Gênesis a Apocalipse) procede da boca do próprio Deus. Por isso, a Bíblia é útil, ensinando no que se deve crer (ensino e repreensão) e sobre como se deve viver (correção e educação na justiça). Ela é a única regra de fé e prática daqueles que pertencem a Deus, para que possam conhecê-lo e serem aperfeiçoados, ou seja, serem mais parecidos com o Senhor Jesus, de maneira que vivam para agradar a Deus.

É praticamente certo que você tenha pelo menos uma Bíblia à sua disposição. Mais do que contribuir para a estatística do livro dos recordes, precisamos valorizar a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, não de homens. Precisamos nos valer da sua utilidade nas situações do dia-a-dia, procurando reconhecer qual é a vontade de Deus. Além disso, não podemos perder de vista o propósito da Escritura, que é nos conduzir ao propósito da nossa existência: conhecer a Deus, parecer cada vez mais com Cristo e viver verdadeiramente para Deus.

--

--