Somente a graça

Timóteo Klein Cardoso
Gotas de Edificação
2 min readOct 31, 2017

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.8–10).

O que é preciso para alguém ser salvo e ir para o céu? Jesus ouviu algumas vezes perguntas assim, e suas respostas foram surpreendentes! Hoje em dia é comum ouvirmos que basta uma oração de alguns segundos, pedindo para Jesus entrar no coração, e alguém será salvo. Dizem também que é preciso abandonar vícios e deixar fazer o que desagrada a Deus, para possibilitar a salvação. Em poucas palavras, há o entendimento que se deve cumprir algumas regras para se alcançar a salvação! Contudo, na verdade é que não há nada que possamos fazer para sermos salvos! Nada! Continuaremos perdidos e condenados, a menos que Deus faça algo a respeito! A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, trata sobre o que Deus fez! Esta é a boa-notícia do evangelho!

O texto de Efésios afirma que a salvação nunca é concedida por algo que fazemos ou deixamos de fazer (obras), e sim pelo que Deus fez (graça, decidiu salvar) e deixou de fazer (misericórdia, deixou de condenar). Somos totalmente passivos e dependentes de Deus na salvação, quando ele decide demonstrar sua graça a alguém, concedendo vida juntamente com Cristo, mudando o rumo da história e o destino eterno. A salvação é sempre pela graça e somente pela graça!

Quando a maravilhosa graça de Deus é derramada na vida de alguém, é impossível que continue sendo o mesmo! Além de salvadora, a graça de Deus é transformadora, de maneira que nos torna cada vez mais parecidos com Cristo, desenvolvendo em nós um caráter cristão, conduzindo-nos pelo caminho das boas obras que Deus preparou para nós! Nunca se esqueça: somos salvos somente pela graça, para que, transformados por ela, pratiquemos boas obras.

--

--