Tudo posso …

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:12–13 — NVI)

Aqui está, nesta última frase, um dos versículos mais mal compreendidos de toda a bíblia: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Já vi muita gente usando essa expressão como se fosse um mantra, um tipo de incentivo para a prosperidade e sucesso, mais ou menos assim: “um dia terei uma Ferrari, porque tudo posso naquele que me fortalece”; ou então, “eu posso conquistar tudo o que eu quiser porque tudo posso naquele que me fortalece”. Não é isso que Paulo está dizendo. Na verdade, não passa nem perto. Para entender, não precisa muito, leia novamente o texto acima.

O que Paulo está dizendo mesmo é que ele poderia passar por qualquer situação (bem alimentado, com fome, tendo muito ou passando necessidade), pois era Deus quem lhe dava forças. Ele poderia enfrentar a pior dificuldade (lembre-se que Paulo estava preso quando escreveu isso). Ou seja, ele não dependia das circunstâncias ou dos recursos financeiros pois sua suficiência estava em Jesus! Paulo tinha compreendido que “o viver é Cristo e o morrer é lucro” (1:21).

Não sei em que situação você está lendo esse texto. Talvez esteja tudo bem, e você não está passando por nenhum tipo de crise; mas talvez você esteja passando por uma situação bem difícil, e por isso você está angustiado, ansioso e preocupado. Lembre-se que nossa segurança e suficiência devem estar em Cristo e não nos bens ou nos recursos financeiros. Que possamos aprender com Paulo o “segredo” do contentamento em toda e qualquer situação: Jesus Cristo!