Um alto preço

“Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você”. (Oséias 3:2–3 — NVI)

Quão fundo alguém pode chegar em sua vida? Sei que essa pergunta pode ter várias respostas. Por exemplo, existem pessoas que podem estar bem financeiramente, mas estar no fundo do poço em sua vida amorosa. Ou pode acontecer de pessoas estarem muito bem em sua vida sentimental, mas sua saúde física estar terrível. Mas existem pessoas que chegam ao fundo do poço em diversas áreas de suas vidas, todas ao mesmo tempo. Acredito que foi mais ou menos isso que aconteceu com Gômer, esposa de Oséias. Sabemos que ela se prostituiu e largou o marido, mas depois disso não temos mais detalhes. Não sabemos se ela se endividou tanto a ponto de ter que se vender, se ela era uma prostituta trabalhando para um senhor, ou se ela roubou alguém e, para pagar a dívida, teve que se vender. O que sabemos é que ela chegou ao fundo do poço quando se tornou escrava. Oséias, então, pagou o preço para ter sua esposa adúltera de volta; ele a comprou. Deus estava fazendo o mesmo com o povo de Israel, demonstrando seu incrível amor mesmo com o povo tão distante dele. Um amigo meu costuma dizer que às vezes o fundo do poço é o melhor lugar onde podemos estar, porque quando estamos lá, o único lugar onde podemos olhar é para cima (é onde normalmente nos lembramos de Deus).

Assim como a iniciativa de amor partiu de Oséias, que comprou sua esposa de volta sem ter garantias que ela iria mudar, a iniciativa da nossa salvação partiu de Deus. Nós estávamos perdidos e Jesus ofereceu sua vida para nos dar a chance de termos uma nova vida. Assim como Oséias pagou para ter sua esposa infiel de volta, Jesus pagou um preço infinitamente maior para nos tirar do fundo do poço da condenação eterna. Jesus morreu para que pudéssemos viver. Ele perdeu para que pudéssemos ganhar. E através desse alto preço pago por Jesus podemos ter nova vida!