Tô no mercado, e agora?

Vulpi
Vulpi
Published in
3 min readJun 16, 2016

--

5 super dicas para você ser lembrado para “aquela vaga”

Mudar de emprego, projeto, time e objetivo é normal e, muitas vezes, aconselhável. Assim como no futebol, raramente um talento surge em uma empresa e permanece toda sua carreira lá. Ou seja, é comum variarmos de projetos mais estáveis para uma vida de freelancer que pode ser uma montanha russa, uma hora lá em cima, uma hora lá embaixo.

Mesmo que esteja em um emprego fixo, estável, ou em um projeto de longo prazo um profissional nunca sai, efetivamente, do mercado.

Aliás, é muito importante que você nunca desapareça do radar de quem pode te oferecer uma posição melhor, desafios mais interessantes e propostas que, de outro modo, você perderia.

Para que você não deixe sua carreira de desenvolvedor parada enquanto trabalha, segue 5 dicas essenciais para você não tenha que tirar a poeira do seu histórico toda vez que precisar de um novo trampo:

1. Organize sua vida online

Não tem como fugir, nossa vida é, quase literalmente, um livro aberto. O que consumimos, pensamos e queremos está, invariavelmente nas redes sociais. Isso não é ruim. Cada vez mais as empresas encontram profissionais e tomam decisões de contratações baseadas nos perfis em redes sociais.

Atualize seus perfis, compartilhe coisas legais e mantenha-se antenado no que está acontecendo.

2. Atualize portfolio e currículo

LinkedIn e Github são nomes imprescindíveis para quem quer ser encontrado. Você provavelmente tem um perfil no primeiro, o currículo está atualizado? Após algumas atualizações, agora a ferramenta estimula ainda mais o compartilhamento de conteúdo, vale a pena dar atenção a ela. Já o Github é o mundo do desenvolvedor e é perfeito para seu portfólio. Hospede, compartilhe ou trabalhe em seus códigos com sua equipe, além de trabalhar em projetos com desenvolvedores do mundo todo, você expõe e melhora seu trampo.

3. Deixe que seus contatos saibam que você está livre

Se acabou de sair de um emprego ou projeto, ou está querendo pegar mais um trampo, deixe seus colegas saberem. O mercado é muito volátil e sempre tem alguém com uma vaga que encaixa perfeitamente no seu perfil.

4. Estude

Não pare de estudar, nunca! Se mantenha atualizado sobre suas especialidades e sobre o mercado de tecnologia como um todo. É essencial também ter uma noção mais completa do que compõe o nosso mundo: design, negócios, economia, inovação, etc.

Nesse post você encontra os melhores sites disponíveis para você aprender desde uma nova linguagem de programação à uma nova língua:

5. Crie conteúdo

Existem dezenas de ferramentas disponíveis para você começar a criar e produzir conteúdo. O Medium hoje é uma das mais indicadas por reunir uma audiência sedenta por inovação, tecnologia, design, inovação, empreendedorismo e criatividade. Os assuntos podem variar de dicas e tutoriais à experiências pessoais.

Criar conteúdo é uma ótima maneira de mostrar seu conhecimento sobre o que faz e que tipo de profissional você é.

Se você gostou dessas dicas, marque com o ❤ e recomende para seus amigos. Siga a Vulpi! . vulpi.com.br

Facebook . LinkedIn

Assine nossa newsletter

--

--

Vulpi
Vulpi

Inteligência em processos de contratação de desenvolvedores.