trazendo luz ao lugar escuro

você é a esperança que há em meio a sua própria dor

Camilla Daros
Graça
2 min readFeb 6, 2019

--

foto: arquivo pessoal.

os momentos escuros só parecem um abismo quando nós escolhemos estar neles. é preciso agir, tomar decisões e enfrentar a si mesmo para sair dessa situação.

é difícil, eu sei, mas é aos poucos que se constrói a felicidade. a escuridão precisa ser iluminada, mas um grande clarão pode cegar os olhos, fazendo você voltar pra lá, pro lugar escuro. você precisa iluminar aos poucos, criar pequenos pontos de luz dentro de si até que tudo esteja claro, como um novo dia que amanhece. aos poucos. e, para isso, vamos dar o nome de novos hábitos.

tudo parece ruim. e a tendência, para você, é piorar. mas, para mudar essa realidade, é só andar. saia do lugar! levante a cabeça — só um pouquinho — e veja o céu. as formas que formam as nuvens. dê nome a cada uma delas. elogie o azul acima.

mas não é só isso. é preciso encerrar esse círculo vicioso de tristeza, rancor e raiva. se você só pensar nisso, vai se afundar cada vez mais. interrompa. pense positivo pelo menos uma vez ao dia.

continuo afirmando que não é fácil, não, sei disso melhor do que você imagina. o lugar escuro é frio e uma brasa de calor se apaga com muita facilidade. mas você dá uma nova esperança a essa brasinha toda vez que sai de você uma coisa boa. uma palavra boa. um pensamento bom.

não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro, porque não lhe entra no coração? […] ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem. Mc 7, 18ss.

uma música pra embalar a leitura. e contextualizar.

vamos lá. mais uma vez. se o céu não está azul, ache outra coisa para admirar. pequenas coisas que farão diferença no seu dia. elogie o cheiro do seu shampoo. ou o cheiro do tempero fritando. ou o cheiro da natureza. ou qualquer outra coisa que te prenda a atenção por alguns segundos a mais que o normal. só elogie. e agradeça.

e um novo hábito será criado. por você. mas é preciso insistir, brigar, lutar consigo mesmo para alcançar o desejado. e o desejado é, sim, a luz. no fundo, você quer estar bem, porque você quer que a dor passe. e ela vai passar, aos poucos, na mesma velocidade em que você se esforçar para emanar coisas boas ao ambiente em que vive. porque, como diz o “ditado”, você colhe o que planta.

assim fala o Senhor aos homens de Judá e Jerusalém: desbravai um novo campo, evitai semear entre espinhos, ó homens de Judá e Jerusalém. Jr 4, 3.

então vamos plantar em terra boa?

--

--

Camilla Daros
Graça
Editor for

tudo é sobre amor — e talvez eu tenha mudado um pouco. prazer, liberdade.