Dicas amarelas para saude mental e autocuidado

Dayse Cardoso
Graphia de Luz
Published in
7 min readSep 10, 2020

Por Dayse Cardoso em 2020

Este texto contém sugestões que me pareceram relevantes e senti vontade de compartilhar no intento de colaborar nessa questão tão delicada, incompreendida e tantas vezes invisibilizada ou tratada com descaso ou como frescura. Alguns termos e assuntos são tratados de forma pincelada pois senão ficaria muito grande o texto e não é a intenção que seja enfadonho. Caso sinta curiosidade sobre algum assunto e tenha vontade de se aprofundar pesquise a respeito em materiais diversos, na internet, com alguém especialista da área, etc. Muita coisa pertinente de repente não foi contemplada aqui e peço que relevem. Nem todas as dicas vão te tocar e tudo bem mas se qualquer uma delas colaborar no caminho de alguém já vai ter valido a pena ter escrito. Aceito críticas, sugestões mas não discursos de ódio por aqui.

  1. Faça uma pesquisa sobre as terapias disponíveis e identifique qual a que se adequa à sua personalidade, necessidade do momento, estilo de vida e de crenças. Independente da técnica escolhida considere incluir a meditação em sua vida. (*no final do texto contém uma lista de algumas das terapias complementares existentes)
  2. Faça uma lista de pessoas mais próximas em que você confie e que você tenha uma relação de amizade. A amizade é a forma mais sublime de amor.
  3. Quando estiver apresentando uma crise de ansiedade e sentir necessidade de ligar pra alguém recorra à sua lista de rede de apoio para não acabar se expondo para quem pode deixar você se sentindo pior do que antes. É comum que, nesse estado, não raciocinemos direito e a emoção guie a ação o que nem sempre é o mais adequado. Entenda com quem e como contar e também o momento que a pessoa esteja passando. às vezes aquela pessoa que você considera não está em condições
  4. Dê preferencia àquela pessoa que te conheça no seu estado natural de temperatura e pressão, que não te julgue, que perceba que é uma crise momentânea e não a sua real personalidade. Essa pessoa pode te lembrar quem você realmente é e, se tiver sorte, te fazer rir da situação e de si mesmo. Já diziam os antigos que rir é um santo remédio.
  5. Antes de apelar para medicamentos recorra ao alimento. Medicamentos te embotam, te viciam, te engordam e te anestesiam o que dificulta o seu raciocínio e a compreensão de si mesmo. Claro que há exceções quanto à necessidade deles mas, mesmo que seja necessário, considere como algo momentâneo. Beba um chá, coma sua comida predileta, dê preferência a alimentos vivos, frutas, legumes, verduras, raízes etc.
  6. Somos compostos pelos cinco elementos: terra, fogo, água, ar, éter. Se conseguir, experimente pisar na terra com os pés descalços, tomar um banho demorado, um banho de mar, sentir o sol na pele, acender uma vela, um incenso, prestar atenção na sua respiração, sentir o vento… Banhe-se com ervas, use um óleo essencial de sua preferencia…Conecte-se em oração com o seu Eu Interno, seu Eu Superior, seu coração, com a Fonte da Vida, a Consciencia Universal, com a Mãe Natureza, Deus/Deusa, Pai/Mãe/Vida, com seu poder interno, Shakti, com seus Anjos, Orixás… Isso tudo sem fanatismo, respeitando sua própria Filosofia de Vida, sua Egrégora.
  7. Caso tenha conseguido se acalmar, tente diferenciar o que é delírio e o que é fato. Se ainda assim for algo que realmente te machuque foque no que você tem realmente controle que é sobre si mesmo e os sentimentos e emoções que você emana. Não sintonize com a toxicidade e procure libertar-se de expectativas de perfeição em relação a si mesmo ou a outros. Intente o perdão para si e para os outros. E, só para lembrar… Não existe outros. Mesmo que alguém te difame, te magoe, entenda que, em grande parte, é projeção de sombras mal resolvidas. E todo mundo está sujeito a isso inclusive você.
  8. Investigue seu nível de auto cobrança. Não seja cruel consigo mesmo. Sorria todo dia ao acordar na frente do espelho mesmo que, a princípio, seja forçado e se lembre que a unica pessoa que não pode desistir de você é você mesmo. Auto amor e auto cuidado é a base do seu ser. Tenha paciência.
  9. O nosso corpo eletromagnético sofre inúmeras influencias de outros corpos e da noosfera que é composta pelo conjunto de todos nós. Aprenda técnicas para fechar seu campo. Evite gatilhos que te levem à descrença, tristeza, raiva, medo e outras emoções nocivas. Não “coma pilha” de haters às vezes eles estão mais perdidos que você. A falta de empatia é um índice de desumanidade.
  10. Imagine o que você falaria para alguém que você ame muito e que estivesse sentindo o mesmo. Às vezes dissociar-se ajuda no distanciamento das emoções, nos coloca numa situação de poder e nos possibilita enxergar a situação sob outro ponto de vista.
  11. Não se vitimize e ao mesmo tempo não se culpe. Reconheça que criamos nossa realidade o tempo todo de forma consciente ou inconsciente, mas estamos todos em processo de aprendizado. Reconheça o seu poder de superação e entendimento. Aceite-se. Abrace suas sombras com a sua luz.
  12. Sinta gratidão. Enxergue motivos pelos quais você tem a agradecer. Sua saúde, a presença e a vida de quem você ama, suas conquistas por mais simples que pareçam.
  13. Saiba que mesmo que você seja terapeuta, ocultista e/ou tenha conhecimento do processo cósmico, quântico, vital, relacional, blablablau, …você não está imune a passar por situações e crenças limitantes. Considere que isso irá te acrescentar um maior alcance da empatia quando passar. Muitas vezes quem mexe com esse tipo de abordagem acaba sofrendo um efeito esponja e, se não souber como fechar seu campo, é evidente que sinta desequilíbrio. Processos iniciáticos são profundos e mexem com a velha estrutura para dar lugar a algo novo contudo, é possível que ocorra um curto circuito. Então, não perca confiança no processo e ancore-se no Eu testemunha.
  14. Não se sinta fraco ou impotente por sentir necessidade de colo. Natural que uma parte de nós, que tenha sido negligenciada por um tempo considerável no intento de ser forte, necessite de reparação e carinho. Se não tiver alguém abraçável no momento, abrace a si mesmo, uma árvore (Sim sou dessas rs), algum animal que convive com você (caso seja um gato releve se ele sair correndo rs). A auto oleação é uma técnica utilizada na Medicina Ayurvedica, denominada auto-abhyanga, e consiste em passar óleo vegetal morno no proprio corpo como uma massagem leve e possui inúmeros benefícios como eliminação de toxinas, alívio de tensões, stress e ansiedade, aumento da circulação sanguínea, melhoria da qualidade do sono etc.
  15. Aprenda a ouvir sua intuição. Se sentir desconforto em algum lugar ou perto de determinadas pessoas, se puder, se pique. Não é covardia é autopreservação. Respeite seu tempo de fortalecimento.
  16. Preencha sua vida com Arte. Um filme, uma série, uma música, um espetáculo de dança, teatro, um livro… qualquer forma de expressão que possa elevar seu estado vibracional. Caso você seja artista e esteja com bloqueio criativo permita-se dar-se um tempo e contemple outras linguagens. Acredite, a inspiração volta ou, ainda, pode descobrir-se um ser multipotencial.
  17. Por falar em inspiração… Respire. A respiração tem o poder de acalmar as emoções, oxigenar o cérebro, melhorar nossa percepção e é a fonte principal de prana que é o alento vital que energiza todos os órgãos da ação e dos sentidos e é a essência de toda forma de energia manifestada seja em nível mental, vital ou corpóreo. No corpo ele se subdivide em 5 tipos…Falar sobre Prana daria um livro e já renderam vários inclusive um Upanishad específico para tratar do assunto.
  18. O panorama socio-político-econômico-cultural está em colapso faz tempo e chegou num nível insustentável. Isso, claro, exige dos seres conscientes uma atitude combativa em relação a tantas injustiças, crueldades e preconceitos. A vibração do medo e do ódio contamina a todos porém, as ditas micro-ações realizadas no dia a dia junto a pessoas que nos prestam serviços, a quem prestamos serviços, à própria comunidade, à família tem sua relevância. O Todo é constituido de partes. Não se culpe por eleger prioridades e por cuidar de si e dos seus.
  19. O tempo levado nas redes sociais podem suscitar síndromes como FOMO (fer of missing out), FOBO (fear of being offline)e FODA (fear of doing anything). Manter-se informado e posicionar-se é essencial porém sem saúde física ou psíquica a ação é ineficiente, nula ou, pior, autodestrutiva. Use com parcimônia e lembre-se que a vida acontece independente do que é postado.
  20. DANCE. Dance sem vergonha, culpa ou julgamento. A dança é inerente ao Universo. Tudo se move em diferentes escalas. Dance em silêncio, com música, à luz de velas, com seu corpo nu, com uma roupa esvoaçante. Dance sozinhx, acompanhadx. Brinque com a velocidade, com as partes do seu corpo. Dance seu choro, sua dor, seu sorriso. Qualquer movimento que for feito na direção da Vida por mais ínfimo que pareça tem muito mais potência que qualquer atitude que tenha feito contra si. O Universo conspira a seu favor.
  • Abaixo há um quadro com o nome das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada município e/ou Estado tem sua própria prática de implantação. São chamadas complementares e não alternativas por não substituírem o tratamento médico tradicional de acordo com cada caso. Existem muitas outras abordagens. As listadas aqui são sugestões. Maiores informações:

https://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares

--

--

Dayse Cardoso
Graphia de Luz

Yoguini, reikiana, fotógrafa, mãe, investigadora em dança e palhaçaria e se arrisca em escrever.