Fragmentos de um Renascer

Dayse Cardoso
Graphia de Luz
Published in
2 min readSep 1, 2020
Foto Dayse Cardoso

Por Dayse Cardoso em setembro de 2020

Percebi um luto quando este passou
Luto que relutei tanto em admitir
É que tava com tanta saudade de mim
Que fui correr atrás do lado de dentro
De tudo que tava atrasado posto de lado
Enquanto em estado de amor embriagado

Fragmentada em busca da totalidade
Agora já transformada
Não havia pra onde voltar
Mas reconhecer um novo lugar
Mal disse o nosso lar
Mas o maldito precisava ser dito
Desabafado sanado curado

Não … eu não tenho raiva desse ser
Sinto na verdade um afeto profundo
E um tanto a agradecer
Mas senti raiva do que me permiti viver
De como manejei a invasão ao meu mundo
Hoje compreendo que, de repente,
Era o que tinha que acontecer

Lidar com os sintomas da toxicidade
Não é algo fácil
O risco de ser incompreendida
E mais julgada ainda é um fato
Ainda mais numa sociedade doente
Carente do contato com o Sagrado
Mesmo com esse papo todo empoderado

Durante tanto tempo sendo forte
Não reconhecia mais meu ponto de suporte
A rede de apoio que nos inspira a viver
Mas sabe, sou meio kamikase
Procuro afetos que eu admiro
Que estão no meu convívio
Quem lida com as linguagens
com as quais simpatizo
Mesmo que isso seja difícil de compreender
E vou aprendendo com quem e como contar
Sabendo que sou responsável apenas pelo que emanar

Num período reservada
aparentemente calada
cuidando de mim, da cria,
dos estudos, da família
em meio a uma pandemia
veio um combo de cura
de tudo que me atravessava
enquanto me refazia

Agradeço as escutas empáticas,
As sinceras e as nem tanto assim
Tudo isso me fez recordar de mim
Não que eu não soubesse
Mas me desconhecia
E, um tanto arredia,
Como fera ferida me feria

Transitar do mundo sutil ao concreto
É um experimento complexo
E nessa refazenda
Aprendemos a fazer renda
E a se enAMORar

--

--

Dayse Cardoso
Graphia de Luz

Yoguini, reikiana, fotógrafa, mãe, investigadora em dança e palhaçaria e se arrisca em escrever.