Economizando na conta de energia: entenda por que o tipo de tarifa pode ajudar

Larissa Santos
May 4, 2020 · 2 min read

No Brasil, o horário entre 17h e 21h é definido como horário de ponta, podendo variar ligeiramente de um estado para o outro. Foi assim definido porque, nesse período, o consumo de energia elétrica residencial tem um aumento expressivo. A fim de tentar distribuir a demanda por energia ao longo do dia, foram estabelecidas determinadas modalidades tarifárias onde o preço do kWh torna-se mais caro durante essa faixa de horário. Por outro lado, fora deste horário, é possível consumir energia elétrica a preços mais baratos.

A variação no preço do kWh pode trazer benefícios para comércios e indústrias que, ao concentrarem suas atividades fora do horário de ponta e utilizarem de artifícios, como geradores ou turnos de trabalho, para prover ou reduzir o consumo de energia durante o horário de ponta, conseguem economizar na fatura de energia.

Com o atual cenário de pandemia pelo COVID-19, o pico de energia proveniente do consumo residencial se manteve. Em contrapartida, tivemos uma queda do consumo de energia durante o período da tarde devido ao grande número de comércios e indústrias fechadas. Pelo site do ONS, temos acesso ao gráfico abaixo que consegue ilustrar essa mudança.

As soluções de monitoramento e gestão da GreenAnt identificam seu perfil de consumo e permitem simular os diferentes tipos de tarifas. Estar enquadrado na tarifa ideal para o seu perfil é um passo importante para diminuir os gastos com sua conta de energia.

Entre em contato conosco, faremos uma consultoria inicial sem nenhum custo e que já te trará economia imediata: comercial@greenant.com.br.

GreenAnt

News and insights on Energy and Data

GreenAnt

News and insights on Energy and Data

Larissa Santos

Written by

GreenAnt

News and insights on Energy and Data