Beijus de Massa de Mandioca

Receita de Neide Rigo, Brasil

Sobre Neide Rigo

Neide Rigo é nutricionista e sempre se interessou por cultura alimentar e ingredientes pouco conhecidos, esquecidos ou desvalorizados. Ela é integrante da Slow Food, participou de um projeto de oficinas para merendeiras no sertão da Bahia, foi curadora do projeto Comer é Mais, no Sesc Belenzinho por três anos; e idealizou o projeto Comer é PANC, no Sesc Pompeia em 2018. Você pode se informar sobre o trabalho dela no blog Come-Se, no Instagram, e também na sua coluna Nhac, na seção “Paladar” do jornal O Estado de São Paulo.

Foto de Silvia Lopes

O que inspira você a comer menos carne?

Cerca de trinta por cento dos grãos plantados é destinado à alimentação do gado, o que consome grande parte dos recursos da terra, como o solo arável e a floresta, além da água. E hoje ninguém pode alegar ignorância quanto à necessidade de se comer pratos com menos proteínas animais e com uma maior diversidade de vegetais. Esses alimentos ajudam a criar um mundo mais saudável e sustentável.

Beijus

Beijus são iguarias indígenas geralmente feitas com algum tipo de produto de mandioca. Eles são sempre achatados como tortilhas mexicanas. Os mais comuns são os beijus de tapioca feitos com amido puro da raiz, também conhecido como goma ou tapioca. Mas há beijus de vários tipos. Secos na fogueira ou sob o sol, uns mais secos ou mais úmidos, com massa de mandioca fermentada ou não fermentada, com massa de mandioca misturada com goma e com várias combinações de nozes, amendoins, coco etc.

Eu gosto de fazer o beijus da massa de mandioca, o que não é nada além da raiz ralada e espremida para extrair todo o suco. Só é utilizada a massa restante. É um alimento barato, energético e nutritivo que substitui pão, mas com muitos benefícios. Além de ser delicioso, é consistente e pode ser usado para fazer sanduíches ou como base para vários tipos de coberturas. O que costumo fazer, para não desperdiçar comida, é adicionar as sobras à centrífuga quando faço suco de cenoura, beterraba e outros sucos. Ou ralo esses vegetais e espremo bem para extrair o suco. Misturo com suco de limão, suco de laranja e suco de maracujá, por exemplo, e faço um suco para acompanhar o beijus. O que foi espremido, misturo com farinha de mandioca, que compro na feira, geralmente vendida para bolos com açúcar, ovos, leite, manteiga e queijo. Assim, os beijus coloridos agradam crianças e adultos sem a necessidade de nenhum outro ingrediente animal, e podem ser servidos às pessoas com diversas intolerâncias alimentares já que são veganos, sem açúcar, sem glúten e aromatizados. Tenho certeza de que não será nenhum sacrifício trocar bolos apetitosos por beijus deliciosos e saudáveis tanto para nós quanto para o planeta!

Beijus de Massa de Mandioca

Ingredientes

500g de mandioca descascada
Sal para temperar

Opcional: amendoim torrado ou moído ou outras nozes (mais ou menos 1 xícara para cada 500g de massa)

Para beijus coloridos:
2 colheres de sopa de beterraba ralada (vermelha)
2 colheres de sopa de cenouras raladas (laranja)
2 colheres de sopa de coco ralado (branco)
4 colheres de sopa de folhas de ora-pro-nóbis (verde)

Modo de Preparo

Ralar no ralo fino 500g de mandioca descascada e espremer a mandioca ralada num pano limpo e seco. Descarte o líquido. Esfarele a massa resultante no pano e passe por uma peneira grossa para que o beiju fique bem soltinho. Ou compre a massa já ralada e espremida se você encontrar à venda.

Tempere a massa com uma colher de chá de sal e peneire diretamente sobre uma frigideira sem óleo, formando uma camada de cerca de 1 centímetro de espessura mais ou menos. Frite cerca de 3 minutos em fogo baixo. Vire e frite do outro lado. Se você quiser, pode tampar a frigideira para cozinhar o beiju uniformemente e deixá-lo mais flexível. Também dá certo se você usar uma omeleteira.

Para mudar o sabor, adicione amendoim torrado e moído ou qualquer noz picada na proporção de mais ou menos 1 xícara para cada 500 g de massa.

Para os beijus coloridos, divida a massa em 4 partes. Adicione 2 colheres de sopa de beterraba ralada e espremida para fazer um beiju vermelho; a mesma quantidade de cenoura ralada e espremida para o beiju laranja; 2 colheres de sopa de coco ralado para o branco; e 4 colheres de sopa de folhas de ora-pro-nóbis picadas. Em quaisquer dos casos, passe a massa por uma peneira de tela grossa ou cesta de fritadeira, permitindo que ela caia diretamente na frigideira para que o beijus fiquem mais fofos e levinhos.

Para mais informações sobre Neide Rigo, siga-a nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/neiderigo/

--

--

Greenpeace
Recipes for a Healthy World: A Greenpeace Cookbook

We're an independent global campaigning organisation acting to change attitudes and behavior, to protect the environment and promote peace.