Ceviche de Caju

Receita da Chef Helena Rizzo, Brasil

Foto de Lufe Gomes

Sobre a Chef Helena Rizzo

Helena Rizzo é de Porto Alegre, sul do Brasil. Aos 18 anos, ela se mudou para São Paulo onde fez estágios em cozinhas de restaurantes. Então, aos 21 anos, depois de economizar um dinheiro, foi para a Europa para trabalhar em restaurantes de lá.

Uma noite, durante um jantar com amigos no famoso El Celler de Can Roca, em Girona, Espanha, tudo começou a fazer sentido para ela. Helena se deu conta que a comida poderia ser uma forma de expressão artística e não apenas um trabalho rotineiro e monótono, como tinha sido a experiência dela até aquele momento. Depois de insistir muito, ela convenceu um dos proprietários do El Celler a dar um emprego para ela na cozinha do restaurante.

Lá, conheceu Daniel Redondo, chef de cozinha na época. Depois de retornar a São Paulo, ela convidou Daniel para se mudar para o Brasil e trabalhar com ela na cozinha. Em 2006, eles abriram o restaurante Maní. À frente dele, Helena e Daniel desenvolveram uma cozinha contemporânea profundamente calcada em ingredientes simbólicos da cozinha brasileira. No início de 2017, Daniel se desligou do Grupo Maní e Helena seguiu à frente não só do Maní, mas também do Restaurante Manioca, casa informal do grupo aberta em 2015. Suas criações, ora grandiosas, ora prosaicas, refletem memórias e o amor pelo produto.

Foto de Roberto Seba

O que inspira você a comer menos carne?

Há um fato alarmante sobre nossos hábitos alimentares: das 30 mil espécies vegetais comestíveis no mundo, 90% do que consumimos é composto por apenas 20 deles. Por que ter uma dieta monótona quando temos essa grande variedade disponível? Esta diversificação é interessante por vários motivos: desde o paladar ao fator nutricional. Eu acho que nossa dieta se tornou muito restritiva e monótona por causa dessa ignorância.

Ceviche de Caju
Serve 8 pessoas

Foto de Sergio Coimbra

Ingredientes

Raspadinha de Cajuína:
1,5 kg de cajus maduros
50 ml de cachaça
Leite de castanha de caju
1 kg de castanhas de caju
1 litro de água mineral

Ceviche:
8 cajus maduros
2 pimentas dedo-de-moça picadas, sem as sementes
1 cebola roxa pequena, cortada em juliana
Suco de 2 limões taiti
50 ml de leite de castanha de caju
10 g de coentro picado
Sal

Para decorar:
Brotos de coentro

Modo de Preparo

Raspadinha de Cajuína: Lave bem os cajus e remova as castanhas. Corte os cajus em pedaços e coloque-os numa centrífuga para extrair o suco. Coloque o suco de caju na geladeira em recipiente fechado e deixe decantar durante 12 horas. Uma vez decantado, retire a espuma e a parte sólida do caju, que terá flutuado para a superfície. Passe o líquido por um coador fino. Despeje 150 ml de suco em uma panela e deixe ferver em fogo baixo. Despeje o restante do suco, adicione a cachaça e coloque no congelador.

Leite de castanha de caju: Triture as nozes com a água e centrifugue o purê para obter o leite. Passe o leite por um coador fino e reserve.

Ceviche: Descasque os cajus e corte-os em cubos. Misture o sal, a pimenta, a cebola, o suco de limão e o leite de castanha de caju numa tigela e adicione o coentro picado. Reserve e deixe o líquido infundir até ficar no ponto desejado.

Para servir

Coloque o ceviche numa tigela com uma colherada de raspadinha de cajuína. Decore com os brotos de coentro e sirva.

Para mais informações sobre a Chef Helena Rizzo, siga-a nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/helenarizzo/

--

--

Greenpeace Brasil
Recipes for a Healthy World: A Greenpeace Cookbook

Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes.