Massa com Acelga Surpreendentemente Interessante

Receita de Kim Leyson (Madame Zsazsa), Bélgica

Sobre Kim Leyson (Madame Zsazsa)

Kim Leysen tem sido blogueira há mais de 10 anos usando o codinome “Madame Zsazsa”. Ela é escritora e desenhista de jornais e revistas. Mas em vez de passar o dia sentada, ela prefere sujar as mãos na horta planejando o jantar que servirá ao marido e aos filhos à noite. Em 2017, ela escreveu seu primeiro livro de culinária: várias de suas receitas vegetarianas mais saborosas.

O que inspira você a comer menos carne?

Não gosto de dar sermão: em se tratando de comida, todos nós temos nossas preferências. Eu não como mais carne porque simplesmente não consigo aceitar o impacto ecológico causado pela indústria da carne e a forma como os animais são tratados.

Ao longo dos anos, passei a cozinhar carne cada vez menos. Tenho uma grande horta há anos e tiro de lá quase todos os ingredientes necessários para cozinhar. Acho essa autossuficiência fantástica.

Então em vez de julgar o que os outros comem, prefiro inspirar as pessoas mostrando receitas deliciosas.

Massa com Acelga Surpreendentemente Interessante
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo e cozimento: 30 minutos

Ingredientes

6 a 8 talos de acelga colorida, separe as folhas dos talos, corte os talos em cubos de 1 cm, e as folhas em tiras finas
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sementes de cominho
Flocos de pimenta-calabresa
Um punhado de passas
Um punhado de nozes picadas
400 g de espaguete
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 colher de sopa de óleo de nozes ou avelã
Azeite
Pimenta-do-reino e sal

Modo de Preparo

1. Aqueça uma grande panela de água salgada para cozinhar a massa enquanto refoga os talos de acelga.

2. Coloque uma panela em fogo baixo com um pouco de azeite e frite o alho com as sementes de cominho, a pimenta em flocos, as passas e as nozes. Quando começar a soltar um aroma gostoso, acrescente os talos de acelga. Aumente um pouco o fogo e misture constantemente para não queimar. Quando os talos estiverem tenros, adicione as folhas. Continue a mexer até ficar pronto. Tempere bem com pimenta-do-reino e sal.

3. Escorra a massa e misture ao refogado de acelga. Regue a massa com óleo de nozes e óleo de gergelim.

Quer um acompanhamento saboroso? Experimente pepinos agridoces!

Em uma tigela, misture duas colheres de sopa de azeite, quatro colheres de sopa de vinagre de maçã, duas colheres de chá de açúcar, uma colher de chá de sal e pimenta-do-reino. Corte 2 ou 3 pepinos em fatias finas. Também corte uns talos de cebolinha e misture tudo com o vinagrete. Cubra e deixe na geladeira pelo menos uma hora. Também fica uma delícia com tiras fina de pimentão verde.

Dica!

Acrescente um toque picante com tirinhas de pimenta fresca.

Um recado especial da Madame Zsazsa a todos os horticultores:

A acelga de talo colorido é a hortaliça mais adaptável, bonita e duradoura de uma horta. Mas pode demorar um pouco até ser bem-recebida na cozinha. Com certeza, as pessoas que não gostam de beterraba não vão se tornar fãs imediatas da acelga de talo vermelho. Neste caso, tente outra cor: elas têm um sabor muito menos marcante.

Use a acelga jovem como se usa espinafre. Quando as plantas já estão maiores, você passa a usar as folhas e os talos separadamente porque os talos precisam de mais tempo de cozimento do que as folhas. Você pode plantar acelga entre meados de março até o final de agosto. Apesar de que você pode comer a acelga plantada em março até a primavera seguinte, ainda vale a pena continuar a plantar para que você sempre tenha folhas jovens na sua horta.

Para mais informações sobre Kim Leysen, siga-a nas redes sociais:
Blog: http://madamezsazsa.blogspot.be/
Instagram: https://www.instagram.com/mmezsazsa/
Facebook: https://www.facebook.com/MmeZsazsa/

--

--

Greenpeace Brasil
Recipes for a Healthy World: A Greenpeace Cookbook

Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes.