Rolinhos Primavera Orgânicos de Legumes e Flores

Receita de Anak Navaraj, Tailândia

Sobre o empreendedor Anak Navaraj

Anak Navaraj é um indivíduo calmo e trabalhador, e apaixonado por demonstrar suas ideias através da fotografia, da vida sustentável, da alimentação e da agricultura ecológica. Depois de trabalhar na Suan Sam Phran — um negócio de ecoagricultura de sua família que produz ervas, frutas e legumes — Anak e seu irmão fundaram uma marca de estilo de vida orgânico chamada Patom Organic Living. Anak fundou a loja da marca e restaurante no coração de Bangkok. O restaurante oferece pratos de comida sazonal e local com ingredientes frescos, sem uso de química. Seus produtos combinam sabedoria tradicional e métodos modernos, dando ênfase aos alimentos crus. Esses produtos são provenientes da fazenda orgânica certificada de sua família e de uma rede de agricultores orgânicos locais em Sam Phran, na província de Nakhon Pathom, para garantir a melhor qualidade dos produtos, o que é ótimo para os consumidores ao mesmo tempo que reforça uma cadeia de fornecimento sustentável entre os agricultores locais.

O que inspira você a comer menos carne? O que inspira você a comer mais vegetais? O que inspira você a comer menos carne e mais vegetais?

Comer mais alimentos vegetarianos orgânicos não só é bom para nós mesmos, mas também é bom para o nosso planeta. Comer mais vegetais é bom para a nossa saúde mental e física. A sazonalidade dos legumes e das ervas nos força a pensar quais legumes ou ervas incluiremos em cada refeição. E, para o nosso planeta, a ecoagricultura mantém o equilíbrio do solo ao não usar produtos químicos. Pense nas fazendas de agricultura industrial que usam pesticidas. Quando chove, os pesticidas irão do solo para o rio e, por fim, voltarão para os nossos corpos.

Esta receita é uma versão moderna o querido rolinho primavera tailandês. É perfeita como uma entrada saudável ou como um petisco de festa! Esta receita aromática e de aparência delicada oferece sabores surpreendentemente ousados e azedinhos, além dos benefícios nutritivos e tempo mínimo de preparação. O chef destaca com orgulho a rosa-de-damasco, flor típica de Sam Phran, que envolve um recheio marcante com seu perfume aromático. O cardápio também dá asas à sua criatividade, porque você pode personalizar o prato e usar qualquer legume ou erva da estação para criar as cores e texturas que você desejar.

Rolinhos Primavera de Legumes e Flores
Rende 4 porções
Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos

Ingredientes*
25 g de acelga
25 g de bok choy
50 g de batata japonesa
Rosa-de-damasco (ou qualquer rosa pequena)
25 g Ixora (ou qualquer flor comestível)
25 g de hortelã
37,5 g de repolho
6 g de papel de Arroz
5 ml de molho de soja
2,5 g de açúcar mascavo
2,5 ml de óleo vegetal

* Todos os legumes podem ser alterados. As batatas podem ser substituídas por abóbora cabotiá ou abóbora-menina ou qualquer legume da estação.

Molho(picante e azedo)
5 ml de molho de soja
5 ml de suco de limão taiti
4,5 g de açúcar mascavo
1 g de pimenta vermelha tailandesa **
1,8 g de alho
1 g de raiz de coentro

** Esta receita tem um teor mediano de ardência na Tailândia. Acrescente ou reduza a quantidade de pimenta a gosto.

Modo de Preparo

1. Fatie o repolho, a acelga, o bok choy e a batata.

2. Despeje o óleo na panela e espere até aquecer um pouco. Adicione os vegetais preparados; refogue até cozinhar. Tempere com açúcar mascavo e molho de soja; continue mexendo até ficar bem misturado. Deixe esfriar.

3. Corte uma folha de papel de arroz em 4 pedaços iguais.

4. Umedecer os pedaços de papel de arroz em água.

5. Coloque de 2 a 3 pétalas de rosa, 1 ou 2 folhas de hortelã e aproximadamente uma colher de sopa dos legumes refogados no pedaço de papel de arroz umedecido e enrole.

6. Sirva com molho azedinho.

Para mais informações sobre Anak Navaraj, siga-o nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/patom.organics/

--

--

Greenpeace Brasil
Recipes for a Healthy World: A Greenpeace Cookbook

Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes.